Pular para o conteúdo principal

Nota Biográfica Sobre Abraham Kuyper

Nota Biográfica Sobre Abraham Kuyper.

Abraham Kuyper, nasceu em Maassluis29/10/1837 e morreu em Haia8/11/1920. Foi um pastor, político, jornalista, estadista e teólogo holandês. Ele fundou o Partido Anti-Revolucionário e foi Primeiro-Ministro dos Países Baixos entre 1901 e 1905.
Kuyper foi educado em casa por seu pai, Jan Frederik Kuyper, que foi ministro da Igreja Reformada Holandesa.    
Não teve educação formal primária, mas recebeu o ensino secundário no ginásio de Leiden.
Em 1855 terminou o ensino secundário e começou a  estudar literaturafilosofia e teologia na Universidade de Leiden. Ele recebeu seu propedeuse na literatura em 1857, summa cum laude, e em Filosofia em 1858, Ele também teve aulas de árabearmênio e física.

Em 1862 recebeu o grau de doutor em Teologia na base de uma dissertação comparativa entre o trabalho reformador de João de Lasco e João Calvino, posicionando-se teologicamente entre os modernistas de seu tempo. 

Em 1863, aceitou um convite para se tornar ministro da Igreja Reformada Holandesa da cidade de Beesd. No mesmo ano, casou-se com Johanna Hendrika Schaay (1842-1899). Eles tiveram cinco filhos e três filhas.

Seu retorno à ortodoxia se deu por meio de três fatores: Sua pesquisa sobre a vida do reformador polonês João de Lasco; a leitura da novela britânica “O Herdeiro de Redcliffe” escrito por CharlotteYonge e a vida piedosa da Igreja Reformada de Beesd.
Um testemunho marcante nesse retorno foi a fé reformada simples de Pietje Balthus, a esposa de um fazendeiro. Ele começou a opor-se à centralização na igreja, ao papel do rei e a defender a separação de igreja e estado.

Em 1867 Kuyper foi convidado para ser ministro da paróquia em Utrecht e ele deixou Beesd.

Em 1870 foi convidado a pastorear em Amsterdã, a capital holandesa.

Em 1871 começou a escrever para o "De Heraut" ("O arauto"). Em 1872, fundou seu próprio jornal "De Standaard" ("o padrão").

Em 1874 foi eleito para o parlamento pelo recém formado Partido Antirrevolucionário, o primeiro partido político moderno da Holanda. A partir de 1876, tornou-se o seu principal lider.

Em 1880 fundou a Universidade Livre de Amsterdã. Edificada sobre o fundamento de que as Escrituras devem orientar todas as áreas do saber humano e cristão.

Em 1886 liderou o cisma que deu origem à Igreja Independne Reformada.

Em 1898 visitou os EUA, quando proferiu as “Palestras Stone” sobre o Calvinismo no seminário de Princeton. Essas palestras visavam mostrar que a abrangência do Calvinismo ultrapassava o que é proposto pelos Cinco Pontos do Calvinismo nos Cânones de Dort, pois estes tratam apenas da soteriologia Calvinista.

De 1900 a 1904 foi primeiro ministro da Holanda no reinado da rainha Wilhelmina. A partir de 1908 militou como delegado na Segunda Câmara do Parlamento Holandês.

Legado:
Suas maiores contribuições teológcas estão no campo da doutrina da graça comum e da importância do Reino de Deus no pensamento cristão.
No campo da política defendeu a teoria da soberania sobre esferas diferentes, uma tentativa de justificar o pluralismo e limitar o poder do Estado. Consciente dos perigos do totalitarismo chamava a atenção para o fato de que interesses comerciais podem oprimir os pobres tanto quanto interesses governamentais. Para ele a função do Estado é preservar na sociedade a justiça divina.
Publicou mais de 200 obras sobre teologia, filosofia, política, artes e questões sociais. Sua obra devocional mais importante é “Para Estar Perto de Deus”, onde defende que um teólogo profundo pode ser um cristão afetuoso. Suas obras traduzidas para o português são: Calvinismo e A Obra do Espírito Santo.

O que podemos aprender com Abraam Kuyper?

1. O caminho de volta do erro doutrinário tem três elementos:
     (1) A história de personagens fiéis da Igreja 
     (2) Leituras que testemunham e estimulam a vida correta no Evangelho. 
  (3) O testemunho pessoal simples e desinteressado encontrado na convivência com pessoas piedosas.

2. É possível e desejável ter conhecimento profundo das doutrinas bíblicas e ser um cristão afetuoso, amável e piedoso.

3. Servir a Deus é uma tarefa para a vida toda e não apenas para os nossos melhores anos. Quem se aproxima de Deus, andará na sombra Dele e sempre saberá disso!

4. Nosso legado não é somente o que escrevemos ou fazemos, mas é o que nós somos.
_____________________
Bibliografia: Prefácio de Calvinismo, ECC, p. 9-15; I. Hexham  – Abraham Kuyper; Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, vol. 2, Vida Nova, p. 406,407. Abraham Kuyper, Wikipédia;


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.