O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

quinta-feira, 26 de março de 2015

A Bíblia e As Finanças (1 Crônicas 29.11,12)


A BÍBLIA E AS FINANÇAS (1 Crônicas 29.11,12)

Quando o assunto é finanças o ensino bíblico é muito claro: Ou servimos a Deus ou servimos às riquezas. A forma como lidamos com o dinheiro é um indicativo fundamental para aquilatar o calibre de nossa consagração a Deus. A maneira como vemos a Deus, determina a forma como vivemos e administramos nossa renda. Por isso, precisamos nos conscientizar do papel de Deus em três áreas: domínio, senhorio e provisão.

            1º) Deus DOMINA todas as coisas. As Escrituras Sagradas afirmam com clareza que Deus é o único dono de tudo. (Sl 24.1).  Ele é o dono de toda a terra (Lv 25.23) das riquezas (Ag 2.8) e também dos animais: (Sl 50.10). Deus criou todas as coisas e jamais transferiu a posse de Sua criação às pessoas (Cl 1.17).  Deus tem tanto domínio quanto poder. Até os inimigos de Deus se mostram submissos a Ele, pela grandeza do seu poder (Sl 66.3). Cumpre-nos reconhecer essa verdade, pois Cristo é o Senhor de nosso dinheiro e posses (Lc 14.33).

2º) Deus tem o CONTROLE de tudo que ocorre na terra (Sl 135.6). Ninguém é capaz de resistir à sua mão (Dn 4.35). Até mesmo a circunstância que parece devastadora, é conduzida por Deus, em direção a um bem maior nas vidas de seu povo (Rm 8.28). O Senhor permite circunstâncias difíceis por três razões: a) Para realizar seus propósitos (Gn 45.5,8). b) Para desenvolver nosso caráter (Rm 5.3-4). c) Para disciplinar seus filhos (Hb 12.6,10-11). Nós fomos libertos por Deus a fim de servi-lo e não fomos de Deus para fazermos o que bem entendermos.

3º) Deus prometeu dar PROVISÃO a todas as nossas necessidades (Mt 6.33). Em Gênesis 22.14, Deus é chamado de “Jehovah-Jireh,” que significa “o Senhor proverá.” Deus sustentou a multidão de seu povo no deserto, com o maná, por quarenta anos (Dt 8). Ele também, através de Jesus, seu Filho, alimentou mais de cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixes (Jo 6).

            Em 1 Timóteo 6.8 lemos que nossas necessidades são alimento, roupa e abrigo, ou seja, elementos básicos da vida. Coisas que deverão fazer com que vivamos contentes. Em Filipenses 4.19, lemos: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. A promessa da provisão divina diz respeito a necessidades e não a desejos, vontades, sonhos ou caprichos. Todavia, como Deus é bom, a Bíblia dá testemunho de que sua providência muitas vezes vai além da mera provisão cotidiana (Pv 3.9,10).

Cristo nos disse que já havia preparado lugar para nós junto ao Pai para toda a eternidade (Jo 14.1-3), portanto, temos que interpretar nosso tempo na terra como provisório e passageiro e olhar para nós mesmos como peregrinos e estrangeiros (1 Pe 2.11). Ele cuida de pássaros e flores, cuidará também de nós. Nosso maior investimento deve ser no tesouro da vida eterna e nunca nos tesouros passageiros do nosso século!

            Conhecer a Deus como Senhor do Universo é mais que simplesmente saber que é assim. Tudo o que somos e temos precisa se curvar em reconhecimento de seu governo soberano e honrá-lo comprometidamente (Pv 3.9,10). A mente humana é incapaz de compreender o poder do Senhor. Ele criou, sustenta, ordena e coordena tudo pela força de seu poder (Is 40.26). Ele é o Senhor das nações (Is 40. 15, 17, 21-24) e também é Senhor dos indivíduos (Sl 139:3,4,16) esquadrinhando o seu andar, repousar e caminhar.

          Deus criou e mantém o mundo; tem o controle de todas as circunstâncias e provê cada uma de nossas necessidades. Ser gratos e honrar a Deus devem ser nossas atitudes; organizar nossas finanças por esses princípios deve ser nossa ação prioritária; viver para o reino e dos princípios do reino devem ser o nosso testemunho cotidiano. Deus nos abençoe. 

                                                                                                                  Com amor, Pr. Helio.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...