Pular para o conteúdo principal

09 = 2 Coríntios 6.14-7.16 - Realidades Inegociáveis na Vida Cristã

Forum Romano - Corinto
Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
09 = 2 Coríntios 6.14-7.16 – Realidades Inegociáveis Na Vida Cristã (12/11/2014).
Grupo de Estudo do Centro – Agosto a Dezembro/2014
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Adair B. Machado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários Expositivos Hagnos – 2 Coríntios – Hernandes Dias Lopes, Hagnos, p.170-184.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sem. Adair Batista Machado.

Introdução:
Paulo introduz um novo assunto aos crentes de Corinto. Ele introduz uma série de exortações que são fundamentais para a vida cristã, daí chamá-las de inegociáveis. Ele apresenta cinco verdades fundamentais: uma aliança desigual (6.14-16); uma separação necessária (6.17); uma purificação abrangente (7.1); uma acolhida solicitada (7.2-4) e uma consolação restauradora (7.5-16).

1. A aliança desigual (6.14-16)
 à 1o lugar – uma exigência clara (6.14a): “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos”
O pano de fundo era a proibição de atrelar animais diferentes debaixo do mesmo jugo (Dt 22.10);
Era proibido fazer cruzamento de animais de diferentes espécies (Lv 19.19);O boi é um animal limpo enquanto o jumento era impuro. Paulo era sensível aos costumes de sua época e recomenda que coisas essencialmente distintas e incompatíveis não devem ser unidas; isto inclui na metáfora o casamento (1Co 7.12-15) e os problemas éticos tratados em 1Co 6.5-10; 10.14; 14.4. Não se deve comprometer a coerência cúltica e ética (1Co 5.9-13); a integridade e os padrões morais da fé cristã (1 Co 9.19-23).
Na vida conjugal, o casamento entre um cristão e uma incrédula (vice-versa) está em desacordo com a Palavra de Deus (1Co 7.39). Este princípio foi desobedecido pelos israelitas (Ne 9.2; 10.28; 13.1-9. 23-31); práticas cultuais pagãs, o propósito é evitar que o crente se una aos incrédulos no culto pagão (1 Co 10.14-22).

 à2o lugar – uma impossibilidade absoluta (6.14b-16a) – 5 perguntas retóricas e antitéticas: A esfera do comportamento moral (justiça / injustiça – 6.14); entendimento espiritual (luz / trevas – 6.14); autoridade (Cristo / Maligno – 6.15); (crente / incrédulo – 6.15); adoração (santuário de Deus / ídolos – 6.16 [1Rs 8.27; 2Cr 6.18; Is 66.1,2; At 7.49, 50]);
à 3o lugar – Uma conclusão inequívoca (6.16b) – “Porque somos santuário de Deus; Serei seu Deus e eles serão meu povo”. Deus habita no crente individualmente (1Co 6.16-20); habita na igreja (1 Co 3.16, 17); o Pai (Ef 3.19), o Filho (Ef 1.23) e os Espírito Santo (Ef 5.18) habitam em cada crente.

2. Uma separação necessária (6.17, 18).
“Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos di\ o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor, Todo-Poderoso” (2Co 6.17, 18).

à1o lugar – Uma separação exigida – a igreja está no mundo, mas não é do mundo. A igreja deve estar no mundo, mas o mundo não deve estar na igreja. Embora a igreja viva numa sociedade pagã, não deve fazer parte de suas práticas pagãs. Deus advertiu Israel a não se misturar com as nações pagãs (Nm 33.50-56). Jesus falou da necessidade de nos guardarmos da contaminação do mundo (Jo 17.14-17). William Barclay fala de três áreas que se precisa abandonar quando se converte: Ofício – se o ofício é contrário ao Reino de Deus, deve ser abandonado e o crente precisa trocar seu ofício; Vida social – se houver necessidade de se prestar homenagens a ídolos, deve ser abandonada. É a opção entre servir a Cristo ou aos ídolos; Vida familiar – quando a conversão traz conflitos com a parentela, eventualmente é preciso deixa-la para trás, se não houver compreensão e/ou conversão por parte dos familiares.

à 2o lugar – uma comunhão oferecida – (6.17b, 18). “[...] eu vos receberei, serei vosso Pai. E vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso”. Na mesma medida que o crente se afasta do mundo, aproxima-se de Deus. Ao romper laços com o mundo, estreita-os com Deus. A amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tg 4.4); Amar o mundo é desprezar o amor de Deus (1Jo 2.15-17). Conformar-se com o mundo, é deixar de ser transformado por Deus (Rm 12.1,2). Viver no mundo é ser condenado com ele (1Co 11.32).

3. Uma purificação abrangente (7.1)
A ruptura ética com o antigo modo de vida deve ser decisiva e, ao mesmo tempo, abrangente, “de toda impureza da carne e do espírito”, isto é, de pecados exteriores e interiores. Paulo destaca duas coisas:

àO lado negativo da santificação (7.1a) – a impureza da carne inclui todasas formas de impurezas físicas, e as do espírito cobre as impurezas interiores da vida, motivações, desejos e pensamentos. O filho pródigo cometeu os pecados da carne, enquanto seu irmão virtuoso cometeu os pecados do espírito.

àO lado positivo da santificação (7.1b) – “[...] aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”. Ao desembaraçarmo-nos de todo tipo de impurezas da carne e do espírito, progressivamente tornamo-nos semelhantes a Jesus. A santificação é um processo contínuo que dura enquanto dura a vida na terra. Nosso objetivo é atingir a estatura do varão perfeito, como orava Robert McCheyne: “Senhor, faz-me tão santo quanto é possível a um homem ser santo deste lado de cá do céu”.

4. Uma acolhida solicitada (7.2-4)
A partir daqui, Paulo volta a falar de seu relacionamento com a igreja de Corinto. Esses interlúdios de Paulo são verdadeiros tesouros bíblicos (2.14-7.4; 1Co 13; Fp 2.5-11). Neles ele compartilhava suas lições mais profundas.
Paulo abrira seu coração ao expressar seu profundo amor pela igreja de Corinto (6.11,12); rogara-lhes a retribuição do seu amor (6.13). Agora ele pede que eles o hospedem em seus corações e dá as razões para este acolhimento.

à 10 lugar – Ele não tratou ninguém com injustiça(7.2). – Elenão era mercenário, mas pastor. Ele fora a Corinto para apascentar as ovelhas que lá estavam e não para explorá-las. Seu propósito era servi-los. Temos visto muitos líderes inescrupulosos que se abastecem das ovelhas em vez de pastoreá-las.

à 2o lugar – Ele não corrompeu ninguém (7.2).– Seu exemplo e ensino não corrompeu ninguém nem causou danos à igreja. Há líderes que em vez de guiar o povo de Deus para a verdade, desvia-o pelos atalhos da heterodoxia e do descalabro moral.

à 3o lugar – Ele não explorou ninguém (7.2).– Isto é, ele nunca procurou extrais lucro financeiro de ninguém, nunca defraudou ou agiu desonestamente em benefício próprio. Ele não cobiçou de ninguém o ouro ou a prata. Antes, trabalhou com as próprias mãos para se sustentar e ajudar aos necessitados.

à 4o lugar – Ele sempre manteve uma lealdade sincera (7.3) – A ideia básica é que as pessoas assim envolvidas, segundo Kruse, nutrem entre si uma amizade que se sustentará ao longo da vida e as manterá unidas até mesmo na morte. A comunhão cristã é sólida, profunda e duradoura que somente a morte pode encerrá-la. Somos um aqui e o seremos por toda a eternidade (Jo 17.24).
à 5o lugar – Ele sempre acreditou na lealdade dos irmãos (7.4). A despeito dos ataques contra a integridade do apóstolo (7.12), Paulo ainda acreditava fortemente na lealdade básica dos coríntios para com ele.

5. Uma consolação necessária (7.5-16)
A consolação pode ser vista aqui sob três perspectivas distintas: a consolação de Tito para Paulo; de Paulo aos coríntios e dos coríntios a Tito.
  
  è  Tito consola a Paulo (7.5-7) – Há aqui uma retomada do assunto deixado no cap. 2.13. A visita de Paulo a Corinto foi um fracasso sob qualquer ponto de vista. Tudo dera errado. Ela partiu de lá e foi para Trôade, do outro da baía. Embora uma porta de evangelização estivesse aberta, não teve paz e foi para a Macedônia. Lá chegou e não encontrou Tito (2.12,13). Sua permanência foi atribulada ali também (7.5). Paulo escreve uma carta à igreja de Corinto, dolorosa e carregada de recomendações para disciplinar o membro faltoso daquela igreja. Estava ansioso e aflito com a resposta que receberia. Tito chega com boas notícias de Corinto e isto foi um bálsamo para Paulo. O próprio Deus, Pai de toda consolação (1.3) consolou-o com a chegada de Tito (7.6). Deus jamais abandona seus filhos e seus cuidados são percebidos quando estes experimentam sofrimentos, tanto físico quanto mentais, por amor ao seu reino. O consolo de Paulo foi triplo: feliz com a resposta positiva da igreja; feliz com a maneira amorosa com que a igreja tratou a Tito; e, feliz com a manifestação de saudade que a igreja manifestou por ele (7.7).

  è  Paulo consola os coríntios (7.8-13a) – Paulo explica-lhes que não havia intenção de feri-los com a espada da tristeza, mas curá-los com o bisturi do arrependimento. Ele está feliz porque os coríntios estão tristes (7.9), contudo, sua tristeza manifesta arrependimento, que produz vida. Dois tipos de tristeza: a piedosa = arrependimento è produz vida; a tristeza mundana = remorso è produz morte.
A tristeza piedosa produz vida (7.9,10a) – é a tristeza que faz o homem fugir do pecado para Deus, leva o homem a abominar o pecado e não apenas as consequências dele. A tristeza pelo pecado produz arrependimento verdadeiro, e o arrependimento envolve três áreas vitais: razão, emoção e vontade.
A tristeza mundana produz morte (7.10b) – é a tristeza que se enroscam no cipoal da culpa e da autoflagelação. É a tristeza daqueles que foram apanhados em pecado e não estão quebrantados, mas envergonhados porque foram apanhados em pecado. É a tristeza do remorso.

  è  Os coríntios consolam a Tito (7.13b-16) – Tito seguiu para Corinto carregado de preocupações. Paulo ficou feliz quanto soube que ele foi bem recebido por toda a igreja. Paulo se sentiu consolado porque não fora envergonhado por ter se gloriado perante Tito quanto à hospitalidade dos coríntios (7.14). Receberam-no como autoridade representativa de Paulo (7.15), e Paulo conclui a respeito desta consolação restauradora, afirmando: “Alegro-me, pois em tudo posso confiar em vós” (7.16).

Aplicações:
1.       O cristão é exortado a cuidar de seus relacionamentos para que estes não se transformem em obstáculos no desenvolvimento espiritual; todas as áreas de nossa vida são afetadas; casamento, família, trabalho, vida social, etc.

2.       Somos advertidos que não somos deste mundo, embora vivamos nele. Somos cidadãos do céu e embaixadores de Deus neste mundo. Devemos procurar viver vidas santas e agradáveis a Deus, que é nosso Senhor.

3.       Somos incentivados a progredir no nosso processo de santificação, diariamente, a fim de nos tornarmos semelhantes a Cristo.


4.      Apesar das dificuldades, das angústias e aflições, Paulo nos exorta a mantermos os olhos postos em Deus. Ele é quem nos consola e provê todas as nossas necessidades.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.