Pular para o conteúdo principal

05 = 2 Coríntios 3.4-18 - A Superioridade da Nova Aliança


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
05 = 2 Coríntios 3.4-18 – A Superioridade da Nova Aliança.          03/09/2014.
Grupo de Estudo do Centro – Agosto a Dezembro/2014
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Adair B. Machado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentários Expositivos Hagnos – 2 Coríntios – Hernandes Dias Lopes, Hagnos, p.75-93.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução:
Nessa seção, Paulo introduz a doutrina da Nova Aliança e a contrasta com a Velha Aliança.
A nova aliança é “Kainós” (nova) quanto à qualidade e não somente quanto ao tempo; ela também guarda continuidade e descontinuidade com a Velha aliança. Na Velha Aliança, o homem deveria obedecer conforme as suas forças à Lei e por isso tentar fazer o melhor para agradar a Deus. Na Nova Aliança é Deus quem faz tudo por nós através de Cristo.

   1.      A Nova Aliança Contrasta com a Velha Aliança (v.4-11).
Paulo faz quatro importantes contrastes entre a velha e a nova aliança:
a) Tábuas de pedra e tábuas de carne (v.3).
            A Velha Aliança foi escrita em tábuas de pedra, fora de nós. A Nova aliança foi escrita em nossos corações, dentro de nós.

b) Ministério da morte e ministério do Espírito (v.7,8).
            A Lei revela e condena o pecado, mas não o tira e nem o absolve. A lei não é o problema, ela é santa, justa e boa (Rm 7.12,14), enquanto o homem é rendido e escravizado pelo pecado. A Lei jamais inocenta o pecado, pois exige obediência perfeita. A Lei pronuncia a sentença de morte para os desobedientes (Rm 7.10). A Lei não é capaz de justificar o pecador, nem de conceder o Espírito Santo; não pode nos dar herança, nem vida e nem liberdade (Gl 2.16; 3.2,18,21).
O ministério do Espírito, por outro lado, trás vida, porque na nova aliança o pecador é substituído por Cristo, e nele recebe o perdão dos pecados.

c) O ministério da condenação e o ministério da justiça.
A letra da Lei mata (Gl 3.6) porque aponta a culpa e lavra a sentença (Tg 2.10). O Espírito aplica em nós os benefícios da redenção de Cristo e da sua justiça. O sangue de Cristo justifica o pecador.

d) O desvanecente e o permanente.
            O propósito de Deus com a nova aliança era que as exigências da Lei fossem cumpridas naqueles que andam segundo o Espírito (Rm 8.4). A lei nos serviu de aio para conduzir a Cristo (Gl 3.24). Ela é como uma lanterna que mostra o caminho, mas não tira os obstáculos à frente.
Paulo exemplifica isso com o brilho desvanecente no rosto de Moises sempre que ia à presença de Deus e de lá retornava. O brilho do rosto de Cristo, porém, é permanente, pois a nova aliança é permanente e revestida de glória.
A força de uma vida vitoriosa não vem das nossas obras terrenas, mas do céu; não vem do nosso interior, mas do alto; não vem de homens, mas de Deus.

   2.      Viver na Nova Aliança é Viver Com Ousadia (v.12).
Quem participa da Nova Aliança, não vive confiado em si mesmo, mas em Deus. A vida inteira de Moisés é o mais límpido retrato disso. Ele viveu quarenta anos nos palácios do Egito acreditando que um dia libertaria a Israel fundamentado em suas habilidades ali adquiridas. Mas deu tudo errado e ele precisou fugir para o deserto. Ele passou 40 anos na Universidade do Egito aprendendo a ser alguém e depois mais 40 anos no deserto aprendendo a ser ninguém. Deus esteve em silêncio, mas não inativo. Depois do episódio da sarça ardente, Moisés aprendeu que o único todo-poderoso é Deus. Nessa ousadia voltou para o Egito e foi instrumento de Deus para livrar Israel do cativeiro.
Todavia, a ousadia de Moisés vacilou e temeu ao perceber a glória desvanecente em seu rosto. Ele colocou o véu para que o povo não percebesse isso e visse a glória transitória em sua face. O véu era um disfarce, ele escondia a realidade e separava o povo de Moisés.
Hernandes Dias Lopes alista 5 máscaras que escondem e separam o povo de Deus de uma comunhão mais rica com Deus:
®     O legalismo. Condenar os pecados dos outros sem enfrentar os próprios (fariseus).
®     A auto-confiança. Comparar-se aos outros julgando-os inferiores (Pedro).
®     A hipocrisia. Dizer que fez tudo e fazer diferente (Ananias e Safira).
®     A mentira. Mentir e dizer que é honesto (irmãos de José).
®     A duplicidade. Querer ficar bem com todos e ao mesmo tempo condená-los.

   3.      Os Que ainda Vivem na Velha Aliança são Cegos (v.14,15).
Dois aspectos são importantes aqui:
   a)      O embotamento dos sentidos (v.14).
Os judeus continuavam religiosos mas sem discernimento espiritual. Não conseguem o cumprimento da Velha Aliança e o estabelecimento da Aliança em Cristo.
   
   b)      O véu sobre o coração (v.15).
O véu representa uma recusa em aceitar o cumprimento da revelação de Deus em Jesus Cristo.

   4.      Na nova Aliança o Veu é Removido (v.16-18).
A única maneira de viver uma vida cristã autêntica é através da remoção de todas as máscaras. Paulo nos apresenta três temas esplêndidos:
a) O véu é removido pela conversão a Cristo (v.16).
            Na conversão somos transferidos das trevas para a luz e nos tornamos filhos de Deus por adoção e por geração.

b) A liberdade é alcançada pelo Espírito Santo (v.17).
            A liberdade que adquirimos com o Espírito Santo é do pecado (Rm 6.6,7); da morte (Rm .21-23) e da condenação (Rm 8.1). Paulo não está se referindo a liberdade litúrgica, nem licença para viver de qualquer maneira

c) A transformação é progressiva segundo a imagem de Cristo (v.18).
Na Velha Aliança colhemos escravidão, morte e condenação, mas na nova somos transformados de glória em. glória,convertidos, libertos e transformados na imagem de Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.