O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O Que é Ser Um Discípulo de Cristo? (João 1.40-42)

  



O Que é Ser Discípulo de Cristo?  
(João 1.40-42)

Ao começarmos um novo ano, precisamos recordar algo precioso e útil para a nossa caminhada cristã: O que é ser um discípulo de Cristo mesmo? O apóstolo André pode nos ensinar muito sobre isso:

Ser um discípulo verdadeiro é ouvir e seguir. André guardou no coração o que ouviu de João Batista. As palavras que ouvimos de Deus, não são para ser escondidas dos outros, mas para serem compartilhadas com eles, da mesma forma que as palavras do evangelho que nós ouvimos não são para ser esquecidas, mas para serem lembradas e conduzir os nossos caminhos. Foi porque ele ouviu que decidiu seguir a Cristo. Ouvir a Cristo implicará em entrarmos num relacionamento de compromisso com ele.
         Ouvir parte de uma decisão do coração. Cristo nos convida a caminhar com ele. Ouvir atentamente implica em tomar decisões de mudança. Mudar para seguir a Cristo, mudar para atender ao seu chamado. Mudar para ser transformado e ser uma benção para os outros.

Ser um discípulo verdadeiro é seguir e achar. André seguiu a Cristo. Andar com Cristo é fazer a maior descoberta de sua vida. Achou o Messias, o prometido de Deus, o rei de Israel, o salvador de todos nós.
         Para encontrar a Cristo é preciso ouvir a sua voz que nos chama e segui-lo. Nunca encontrará a Cristo quem ouvindo a sua voz ficar parado no mesmo lugar. Mas aquele que seguir a voz do testemunho que aponta o caminho na direção do cordeiro que tira o pecado do mundo encontrará não só a purificação e o perdão dos pecados, mas também o Senhor de tudo! Para nós, seguir a Cristo é guardar os seus mandamentos com fiel obediência.

Ser um discípulo verdadeiro é achar e levar. André trouxe primeiro o seu próprio irmão a Cristo. Achar a Cristo não é tudo. Cristo nos chamou para a atividade e não para o descanso gratuito, nem para o ativismo sem propósito. Falar com ele e escutá-lo, nos tocará tão profundamente, que o testemunho dele não caberá mais em nós mesmos. Quem encontrar-se com Cristo será tomado pela necessidade de compartilhá-lo com os outros.
         André nos dá a melhor indicação de por onde começar. O verdadeiro discipulado leva a Cristo direto para dentro de sua própria casa.
André levou o seu irmão até diante de Cristo e lho apresentou. O discipulado consiste em conduzir as pessoas até à presença de Cristo. Quem as conquista e salva é Cristo e não nós. O resto é com ele. Cristo mudou a vida dos irmãos André e Pedro para sempre. Cristo mudará a sua e de sua família também.
Em 2014 seja um discípulo verdadeiro de Cristo!

Com amor, Pr. Hélio.
-----------
Publicada no Boletim nº 01 ano XIV de 05/01/2014. Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...