Pular para o conteúdo principal

10 = 1 Timóteo 4.1-10 - A Detecção do Ensino Falso.



---------------------------------------------------------------------------------------------------
Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
10 = 1 Timóteo 4.1-10 – A Detecção do Ensino Falso.23/10/2013.
Grupo de Estudo do Centro – Agosto a Dezembro/2013
Liderança: Pr. Hélio O. Silva e Sem. Adair Batista.
--------------------------------------------------------------------------------------------
A Mensagem de1 Timóteo – A Vida na Igreja Local – John R. W. Stott, ABU, p.109-119.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução:
Os falsos mestres negam o que a igreja confessa. Eles se aglomeram em dois grupos dentro da igreja: Os que abandonam a fé e abraçam a falsidade e os que duvidam da verdade por menosprezar a condição dos pregadores; no caso de Timóteo: A sua juventude. No capítulo 4, Paulo mostra como detectar o falso ensino (1.10) e depois como o ensino verdadeiro pode ser aceito e aprovado (4.11-5.2).
Se desejamos manter a igreja local livre do erro e firme na verdade, o combate teológico não poderá ser evitado, especialmente em nosso tempo, quando o conceito de verdade objetiva é desprezado como algo ultrapassado e desnecessário.

1.     As causas do erro (v.1,2).
1ª) Abandono da fé por ouvir ensinos de demônios.
®   Nos últimos dias.
Diz respeito à era inaugurada pela primeira vinda de Cristo e que se encerrará com a sua segunda vinda. A apostasia de cristãos sempre foi e continuará sendo uma experiência amarga e difícil na história da igreja.
®   Afirmada expressamente pelo Próprio Espírito Santo.
Paulo não inventou nada do que diz; o próprio Espírito lhe revelou (At 20.29,30). Também Jesus Cristo já havia profetizado (Mt 24.10,11; Mc 13.22).
®   O que é apostasia?
Apostasia não é o abandono da crença, mas a troca da crença verdadeira pela falsa. As pessoas continuam crendo em Deus, mas não de acordo com a revelação que ele faz de si mesmo. A palavra é uma expressão forte aplicada à infidelidade de Israel para com Deus no Antigo Testamento.
®   A primeira causa é diabólica.
Os que abandonam a fé o fazem por seguirem a ensinos de demônios. O falso ensino acontece debaixo da influência de demônios; do mesmo modo que o ensino da verdade ocorre pela influência do Espírito Santo.
Devemos levar a sério o fato de que o diabo é tanto o tentado como o enganador que seduz as pessoas ao erro. Foi desse modo duplo que ele agiu no Jardim do Édem ao enganar Eva (Gn 3). Ele é mentiroso e o pai da mentira (Jo 8.44). Ele e seus demônios cegam e até cauterizam a mente das pessoas, mesmo as mais cultas, enganando-as e levando-as às práticas descabidas do misticismo e da filosofia ateísta! (1 Jo 4.6; 2.Tm 2.26; Gl 3.1; 2 Co 4.4).

2ª) Dar ouvidos a ensinamentos humanos.
®   Homens hipócritas e mentirosos.
A segunda causa é humana. Satanás sempre faz uso de agentes humanos para propagar o engano. Homens hipócritas só podem ensinar a mentira. Tanto a hipocrisia quanto a mentira são práticas intencionais, de modo que os falsos mestres são plenamente conscientes de suas falsidades, pois nem eles mesmos creem no que ensinam.

3ª) Fruto de uma consciência cauterizada.
A expressão usada por Paulo é forte, indica algo que foi “marcado com ferro quente”! Como era feito com o gado e com os escravos, mas também como era feito com feridas graves. Um nervo cauterizado se torna insensível. Himineu e Alexandre são exemplos desse processo de cauterização da mente que leva ao naufrágio da fé (1.19).

2.     dois testes para detecTar o erro (v. 3-10).

1º) O teste teológico: A Criação (v.3-5).
Paulo cita dois exemplos de erros doutrinários mantidos pelos falsos mestres relacionados à fome (alimentos) e a sexo (casamento). Uma forma de ascetismo de origem judaica (essênios de Qunram) que se misturou com o gnosticismo. Embora o jejum e o celibato sejam formas bíblicas de comportamento, não existe nenhuma proibição bíblica contra o casamento e a alimentação ordinária.
Tanto o casamento quanto a alimentação são fundamentados na criação, pois Deus os criou e devem ser recebidos com ações de graça. O que Deus fez é para ser recebido com gratidão. A palavra de Deus e a oração os santifica.
Paulo não afirma que tudo é bom, mas aquilo que Deus criou é bom, pois existem que os homens fazem que não venha da mão criadora de Deus. Por isso temos de discernir o que vem de Deus na criação e o que vem do homem na queda. A queda danificou a criação e a sujeitou à “inutilidade” (Rm 14.6; 1 Co 10.30). Deus criou um homem e uma mulher, portanto abençoou o casamento monogâmico: qualquer forma de heterossexualismo adulterino ou promíscuo ou homossexualismo fogem da regra da criação de Deus. Por isso, temos de ter o maior cuidado de não confundir criação e queda; ordem e desordem.
         Não podemos manter em atividade entre nós uma doutrina da redenção que expulse as promessas bíblicas do novo céu e da nova terra. O ascetismo evangélico que nega a criação é cria do gnosticismo e deve ser abandonado. Somos mordomos da criação e feitos à imagem de Deus, dessa forma devemos tratar a dinâmica da vida natural (trabalho, casamento, família, amizades) de forma mais grata e não ascética. Rejeitar essas coisas é abandonar a fé.

2º) O teste ético: A piedade (v.6-10).
Ensinar a verdade de forma prática nos torna bons ministros de Cristo. Timóteo deveria dedicar-se à vida piedosa, consagrada e ensiná-la com firmeza e simplicidade. O bom ministro é somente aquele que ensina a boa doutrina! E só pode ensinar bem quem tem a boa disposição para aprender bem. Se pode alimentar bem aos outros, quem foi bem alimentado primeiro.
No verso 7, Paulo fala do alimento como quem nutre a crianças, e depois se refere ao exercício de um atleta. Alimentação disciplinada e o exercício físico são duas coisas indispensáveis para a saúde do corpo, e de forma metafórica o mesmo ocorre com o discipulado cristão. A verdade da fé e a boa doutrina são os verdadeiros alimentos, “fábulas profanas de velhas caducas” são tranqueiras e lixo teológico!
A palavra piedade aparece 15 vezes no Novo Testamento, sendo 13x nas epístolas pastorais e 9x em 1 Timóteo. Significa o respeito e a reverência  a Deus. Ele é uma mistura de temor e amor que forma a nossa devoção a Deus. Ser piedoso é ser temente a Deus e ter a vida centrada em Deus e não em si mesmo. No verso 8 Paulo chega a firmar que o exercício espiritual é mais importante que o exercício físico.
         Aqueles que não vivem piedosamente demonstram não ser cristãos e portanto, são vítimas fáceis do falso ensino.

Aplicações:
1.     Como nos exercitamos na piedade? Através da prática de disciplinas bíblicas – leitura diária, meditação, memorização estudo das relações entre suas diversas doutrinas.

2.     Como detectar o falso ensino? Qual a sua postura quanto à criação e à piedade. Como pratica sua fé diante do mundo e na vida privada são sinais evidentes do quanto a verdade nos conduz e interfere em nossas decisões e comportamentos.

3.     Quem é o salvo? Não é aquele que professa ser crente, mas aquele que objetivamente obedece às determinações do evangelho para uma vida cristã saudável.


Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.