O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A Resposta de Deus à Depressão (I Reis 19.1-19) = 30/09/2005)


A depressão pode se desenvolver a partir de insatisfações que crescem nos nossos corações. Aquele sentimento de que tudo o que fizemos não foi ou não é suficiente para satisfazer os outros ou a nós mesmos. Elias cai em depressão, porque todos os seus esforços não foram suficientes para fazer o povo retornar para Deus. O sentimento de fracasso toma o lugar da excitação inicial.

Mas a oração e o encontro com Deus são instrumentos eficazes para curar os corações deprimidos. Deus trata com Elias, não o abandona no seu desespero. Ele deve dormir bem, alimentar-se; fazer uma boa caminhada (40 dias!) e receber novas tarefas de Deus. Tudo o que os psicólogos dizem ser bom para ajudar as pessoas a saírem da depressão!

DEUS NOS RESPONDE NÃO SOMENTE QUANDO ESTAMOS NA PLENITUDE DA FÉ, MAS TAMBÉM EM MOMENTOS DE EXTREMA DEPRESSÃO ESPIRITUAL (v.1-8).

Muitas vezes depois de grandes momentos na nossa fé, caímos em depressão. Elias é como nós e vivencia como as coisas podem mudar literalmente de um dia para o outro. No dia seguinte, Elias pediu a morte para Deus.
Irmãos, não são as grandes declarações de fé ou as grandes experiências com Deus que são a base essencial de nossa fé ou nosso relacionamento com ele. O homem e a mulher de Deus não são aqueles que só andam na plenitude, mas são os que aprendem a andar com Deus em toda e qualquer situação (Fp 4.11-14), estando conscientes de que o Deus que sabe e pode todas as coisas tem tempo para curar as suas feridas interiores. Deus deu a Elias 40 dias para viver essa experiência difícil, mas o supriu e o acompanhou durante todos eles.

DEUS NÃO NOS RESPONDE SOMENTE POR MEIOS EXTRAORDINÁRIOS, MAS TAMBÉM POR MEIOS MUITO SIMPLES, CAPAZES DE ATÉ NOS SURPREENDER (v.9-14).

Deus mostra a Elias que o extraordinário não é o essencial. Deus não estava no TERREMOTO. Deus não estava no FOGO. Deus não estava no VENTO FORTE. Mas Deus estava numa brisa suave, num CICIO tranqüilo, e, para alguns, calvinista até! Terremoto, fogo e vento forte são tudo o que a igreja moderna busca como meio de satisfazer o seu anseio pela manifestação poderosa de Deus. Queremos o poder do monte Carmelo, mas Deus nos espera mesmo é numa caverna escura no monte Horebe!
Depressão não se cura com agitação, mas com tranqüilidade. Não é a prece poderosa, mas, é a presença de Deus que faz toda diferença. No cicio suave Deus falou poderosamente ao coração e aos ouvidos de Elias. Deus nos surpreende constantemente, a fim de não nos esquecermos que a fé nele não implica necessariamente numa vida sem obstáculos e dificuldades. A vitória está muito mais na perseverança obediente do que no “show da fé” (2 Co 12.7-10).

A RESPOSTA DE DEUS VISA NÃO SOMENTE SATISFAZER NOSSAS NECESSIDADES, MAS ATÉ MESMO ANTES DISSO, DAR-NOS NOVAS TAREFAS PARA OCUPARMOS NOSSA MENTE (v.15-18).

Primeiro Deus dá novas tarefas a Elias. Ungir Hazael, rei da Síria; Jeú, rei de Israel e Eliseu, seu substituto. Por fim Deus cura a sua depressão. Sete mil joelhos que não se dobraram a Baal. O consolo que Elias esperava foi dito por último: Deus havia preservado mais pessoas da idolatria do que ele tinha imaginado. Elias não estava sozinho, assim como nós também não estamos. Nossos fracassos pessoais encontram consolo e resposta nos encontros que Deus tem conosco e que nós temos com Ele!

Conclusão:
1. Saiba que O QUE DÁ SENTIDO À SUA VIDA não é o que você espera de você mesmo e de Deus, mas é o que Deus espera de você! Portanto, erga os olhos e olhe para frente onde Deus está para te conduzir; não olhe para baixo, não olhe para trás! REAJA! Há esperança de mudança em Deus!

2. Saiba que os projetos de Deus ainda continuam e que Deus QUER a sua participação neles! A OBRA DE DEUS NÃO PARA PORQUE VOCÊ PAROU. Se Deus te chamou para caminhar com ele, ele caminhará com você. Por isso, não desista. PERSEVERE!

3. Saiba que A DEPRESSÃO PASSA, e que Deus substituirá lágrimas por alegria, pois “quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes (Sl126.6).

(Resumo da exposição bíblica do culto da Escola Dominical, na C. P. Balneário, em 25/09/2005).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...