Pular para o conteúdo principal

Uma História de 74 anos!


Uma História de 74 Anos!

Transcrevo a seguir, trechos do artigo publicado no Jornal Brasil Presbiteriano, página 5, de 1978. Reportagem sobre a inauguração do templo atual da I. P. de Vila Nova, nos dias 12-14/08/1978; escrito pelo Presb. João de Souza Santos.

“Exatamente  a 11 de junho de 1946, atendendo ao imperativo do Senhor Jesus Cristo: “Ide... e pregai”, um grupo de homens da Igreja Presbiteriana de Goiânia, naquele tempo reunidos sob o nome de “Pioneiros da Fé”, associados a alguns jovens da UMP, inauguraram um Trabalho de Escola Dominical no Bairro de Vila nova.
Seus nomes: Antônio Martins, Ortolino Mendes de Moura, Joaquim Marques Carrijo, Elias Carrijo, Adonias Orlando de Souza, Anor Alves de Paula, Belizário Araújo, Tito Rocha, José Camilo, Manoel Goulart, Jerônimo Silva, Rev. David L. Williamson. 72 alunos foram matriculados. E a Diretoria da novel Escola ficou assim constituída: Superintendente: Joaquim Marques Carrijo. Secretário: João de Souza Santos; Tesoureiro: Belizário Araújo; Professores: Classe de Adultos: Antônio Martins da Silva e Classe de Crianças: Benedita Porto.
Como os filetes de água alimentam e engrossam os caudalosos rios em marcha para o Oceano, a fé pioneira daqueles homens e o entusiasmo daqueles moços dedicados, sob a orientação do Espírito Santo de Deus, fortaleceram aquela Escola transformando-a em poderoso centro de evangelização. As adesões foram surgindo. As conversões foram acontecendo, as lutas santas foram vencidas e a Escola Dominical plantada naquele Bairro transformou-se na pujante realidade que é hoje a Igreja Presbiteriana de Vila Nova.”

Aquela geração serviu ao Senhor pregando o Evangelho, plantando novas igrejas e discipulando os novos convertidos. Nossa geração é fruto direto do trabalho dedicado deles, legando-nos o Evangelho, o exemplo e patrimônio para cuidarmos com zelo e fidelidade.

Agora é nossa vez de servimos à nossa geração carente do Evangelho, de testemunho fiel e modelos de consagração a Deus. Nossa obra não é pequena, mas conta com a presença e o auxílio de Deus por meio do Seu Espírito Santo. Somos uma geração tecnologicamente mais equipada que a geração que nos pregou o Evangelho e nos discipulou. Há mais recursos e facilidades para fazermos a obra do que havia na época deles!

Eia! Ergamos nossas mãos ao trabalho! Há muito que fazer, pois o dia da vitória se aproxima! Vamos comemorar e trabalhar!

Com amor, Rev. Helio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.