Pular para o conteúdo principal

Estudo 19 = Um Fim Para o Medo

Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Estudos de Quarta-Feira – 1º Semestre/2019
O DEUS QUE NOS GUIA E GUARDA - James I. Packer - Ed. Vida Nova

Rev. Hélio O. Silva - 19/06/2019



ESTUDO 19 = Um Fim Para o Medo (p. 333 a 342)



Introdução

          Alguém disse certa vez que o alfabeto de Deus tem uma ordem diferente do nosso: O nosso é ABCD; o de Deus é OBDC. “Noventa e cinco por cento de conhecer a vontade de Deus consiste em estar preparado para obedecê-lo, antes mesmo de você saber qual é” (Donald Grey Barnhouse).

A fonte de nossos medos quanto à vontade de Deus tem duas causas básicas: (1) Falha em apreciar a grandeza da graça de Deus e (2) cair em superstições sobre o modo como a direção de Deus é dada.

Recapitulando os três ensinos fundamentais dessa série de estudos:
1ª) A direção de Deus é parte da promessa pactual de cuidar de seus filhos adotivos e guardá-los da insensatez do pecado e da malícia de Satanás. Se nos desviarmos do caminho, tomando decisões equivocadas, O Senhor, nosso pastor, tomará as medidas necessárias para nos restaurar e nos reconduzir no caminho até o fim.

2ª) Deus nos guia por meio das Escrituras, do exercício da sabedoria, do conselho dos outros, pelos ideais inspirados nos exemplos de outros e pelo modelo que Cristo é para nós em todas as suas ações.

3ª) A paz no coração advinda da escolha da melhor opção, é a forma usual de Deus confirmar sua vontade. Essa paz não é um sinal especial de aprovação divina, mas a sensação de que a busca terminou e entramos em uma nova etapa do andar cotidiano com Deus.

          Deus nos guia pela Sua Palavra, nunca por superstições construídas em torno de interpretações equivocadas dela!

1.    O Deus fiel
A fidelidade de Deus é clara na forma como a revelação é disposta nas Escrituras. Elas narram a “Grande História” da redenção, cujo propósito divina é a revelação da glória de Deus e da redenção mesclada com narrativas, exortações, admoestações e respostas dirigidas por Deus aos seus remidos, que muitas vezes se mostram incrédulos, hesitantes e inseguros quanto ao privilégio gracioso de conhecer e andar com Deus. Para eles Deus se revela como o bom pastor que os guia e guarda (Sl 23; Jo 10).

No Antigo Testamento, essa fidelidade divina é claramente colocada diante de nossos olhos de três formas: 1ª) a realidade tremenda da miraculosa libertação divina para o seu povo; 2ª) A realidade tremenda das desconfianças de Israel em relação a Deus (queixas, reclamações, desobediências etc); 3ª) a demonstração tremenda da fidelidade de Deus ao seu propósito e suas promessas. A despeito das falhas do povo, Deus não falha, nunca quebra a sua aliança conosco, por isso, “nada te faltou!” (Dt 2.7). E no Novo Testamento é a mesma coisa, Ele é o pastor que procura as suas ovelhas até encontrá-las e leva-las de volta para casa, assim como é Pai que espera o retorno de filho para casa (Lc 15). Se Ele o faz com pecadores perdidos e com filhos rebeldes, por que temeríamos que não faria com aqueles que procuram diligentemente fazer a sua vontade?

2.    Oração repleta de fé
A oração desempenha um papel muito importante na busca da direção divina. O ingrediente básico da oração é nossa necessidade diante do Deus que pode atender. 

As orações dos salmos principalmente e a oração do Pai-Nosso, são modelos bíblicos de como devemos nos aproximar de Deus. Elas colocam a glorificação do nome divino em primeiro lugar e acima de tudo; depois nos mostram que devemos pedir a nossa libertação de nossos pecados pessoais na confissão, concordando com Deus a respeito de nossa insensatez, orgulho e teimosia que pervertem sua Palavra nos nossos corações. Então é que intercedemos por pedidos pessoais e pelos outros.

O Salmo 23 é um testemunho claro de como Deus nos concede a sua direção e proteção pelo caminho. Não é uma reza ou mantra que abre os nossos caminhos, mas é o testemunho de que não fazemos a jornada sozinhos, e o nosso guia sabe o que está fazendo ao nos guiar e guardar pelo caminho!

Conclusão
Vamos terminar essa série de estudos lendo o Salmo 25.4,5,8-10,12,15.

Motivos de oração
1.    Ore para ser atento à direção divina e que Ele promova a paz em seu espírito.

2.    Ore para que a Palavra habite ricamente o seu  coração, capacitando-o(a) para receber a orientação divina pela Palavra, irmãos e pelo Espírito de Deus.

3.    Ore para ser instrumento da direção divina na vida de outros.

4.    Ore pelo despertamento da Igreja na busca e no compromisso com a direção divina em sua vida e jornada cristã.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.