Pular para o conteúdo principal

A Intolerância dos Tolerantes


A Intolerância dos Tolerantes


O dia 21 de janeiro foi escolhido como o Dia Nacional de combate à Intolerância Religiosa e o slogan escolhido estampa a seguinte afirmação: “Estudos apontam a existência de mais de 10 mil religiões no mundo. E você, sinceramente, acha que só a sua é correta e boa?

Desde os tempos do Iluminismo e durante toda a Idade Moderna, os estudiosos estavam aguardando que a religião desaparecesse. Isso não aconteceu. O homem moderno era simplesmente incapaz de lidar com o sobrenatural.

A posmodernidade reabriu o interesse nas questões do espírito e do vazio que ocupa o lugar de Deus no coração do homem, todavia, o pós-modernismo procura substituir o racionalismo pelo irracionalismo na abertura e na busca de uma religiosidade sem verdade.

A chamada à tolerância religiosa atual relegou a religião às questões de preferência e opção, muito longe do debate sobre a verdade ou o que é real e o que não é. Bombardeando o conceito cristão de verdade absoluta, a vontade e a estética (bonito ou feio) substituíram os critérios de racionalidade religiosa, ou seja, cremos naquilo que gostamos, cremos naquilo que queremos crer. As crenças religiosas são avaliadas por sua capacidade de serem agradáveis ao nosso paladar e não mais pela sua capacidade de orientar as decisões e escolhas da vida com base na adoração da divindade.

Por isso, os proponentes da tolerância religiosa têm muita dificuldade em lidar com as diferenças religiosas, porque o discurso adocicado da tolerância é, na verdade, a demonstração evidente de que muitas pessoas se recusam a crer (como se crença fosse questão de ter vontade ou não de acreditar) naquilo que não apreciam (como se considerações estéticas, de achar lindo ou feio, determinassem questões que tratam de fatos).

A proposta da tolerância religiosa navega pelo oceano incerto da substituição da verdade e da moralidade pelo desejo, “a força do querer”. Então, consequentemente, tudo é permitido, tudo deve ser tolerado. Curiosamente, essa moralidade do desejo faz a maior baderna com a sexualidade das pessoas, o que coloca em relevo a razão das discussões da Agenda de Gênero no mundo globalizado.

Mas existe a igreja cristã, que proclama o Cristo crucificado numa cruz; que afirma seu governo soberano e sua Palavra infalível e inerrante; que chama as pessoas ao arrependimento de seus pecados e à fé naquele que os perdoa (1 João 1.9). Essa igreja é uma pedra no sapato dos tolerantes, a fonte e o foco da sua mais raivosa intolerância!

Com amor, Pr. Helio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.