O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

sábado, 26 de maio de 2018

Rev. Jayme Robertson Woodson

História da IPB em Goiás.
As datas da foto se referem ao período que pastoreou a Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia

Rev. James (Jaime/Jamie) Robertson Woodson.
          O Rev. Júlio Andrade Ferreira chama o trabalho missionário norte-americano ao longo da BR 153 de o canto do cisne das missões norte-americanas no Brasil. Essa última grande arrancada missionária foi capitaneada em grande parte pelo Rev. James R. Woodson. Ele criou a Escola de obreiros leigos em Patrocínio em 1924 que iria se tornar o IBEL a partir de 1934. Foi dele a ideia de empregar obreiros leigos no trabalho da evangelização em Goiás. O Ev. Waldemar Rose foi enviado para a região de Uruana na década de 1940 por ele. 

          Fez inúmeras visitas aos campos do interior de Goiás, partindo de Goiânia acompanhando os evangelistas que trouxera para Goiás a fim de trabalharem com ele. 

          Segundo o Rev. Wilson de Castro Ferreira, essa arrancada do trabalho em Goiás exigiu dele e de sua esposa Jessie zelo, vigor e fé. Eles abriram os campos de Uruana e a partir dali avançaram pelos trilhos mal batidos das florestas densas da Mata Azul para frente onde encontramos Rubiataba, Betel, Xixá e outros sem número de pontos de pregação lançando os alicerces do que se tornaria o Presbitério de Ceres e seus desdobramentos. Avançavam no lombo dos cavalos, a pé, atravessando correntes e atoleiros, picados por insetos como os intoleráveis pernilongos e carrapatos passando noites sem dormir em camas impossíveis a fim de plantarem o que hoje são prósperas igrejas.

           Sobre Goiânia, o Rev. Wilson descreve: "Apesar de muitas viagens que empreendia, atendendo ao seu vasto campo, Goiânia também cresceu, construiu seu templo, pagou-o e lançou os alicerces para a grande obra presbiteriana ali existente, firme e consolidada. Rev. Jaime sentiu que foi providencialmente guiado por Deus na sua decisão de ir para Goiânia, aceitar o desafio dos novos campos que se abriam em Goiás. Por isso mesmo diz ele referindo-se a Goiânia: 'Moramos em Goiânia seis anos e foram estes os melhores anos gastos no trabalho no Brasil'" (Pequena História da Missão Oeste do Brasil, CEIBEL, 1996, p. 50). O Rev. Woodson foi pastor da Primeira Igreja de Goiânia de 1940 a 1946, 1956, 1957.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...