O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Atos 23 = Coragem! Até o Fim


®   Atos 23: Coragem! Até o Fim

A estratégia de Paulo perante um Sinédrio indigno de sua posição foi a de instilar a celeuma e a confusão. Tudo para que ficasse clara a incoerência de sua posição de oposição ao evangelho. A causa básica da controvérsia dos judeus contra os cristãos, era, no fim das contas, um assunto sobre o qual eles mesmos mantinham controverso entre si há séculos, a ressurreição dos mortos. O que para eles era um tema de controvérsia doutrinária, para os cristãos era a base e a certeza esperançosa de sua fé. Cristo ressuscitou, não havia controvérsia entre os cristãos sobre esse assunto!

O verso 11 é maravilhoso! Cristo em pessoa se coloca ao lado de Paulo na prisão; encorajando-o, instruindo seu coração e lhe dando esclarecimento sobre o que o Senhor pretende com tudo aquilo. As palavras de Jesus não são nem de reprovação nem de reparação. São de consolo e fortalecimento, exortando seu missionário a seguir firme em frente, pois Roma precisa ouvir da boca de Paulo o mesmo testemunho que o Sinédrio não quis escutar. Cristo deixa evidente que a sua aprovação é o único valor importante quando o assunto é ser sua testemunha até aos confins da terra.

Coragem! É tudo que precisamos para enfrentar crises difíceis. Muitas vezes o que nos falta não é o conhecimento nem a capacidade, mas apenas coragem; aquela decisão de prosseguir a qualquer custo, de enfrentar qualquer obstáculo, e não retroceder. É preciso ir até o fim. A única informação que precisamos saber é que o Senhor está ao nosso lado e nós do lado dele. As palavras de Deus a Josué e a Gideão ecoam do passado como uma nuvem de testemunhas para nos fortalecer até o fim! (Js 1.9; Jz 6.12,16).

As experiências pessoais de Paulo com Cristo são marcantes e decisivas. Lucas relata esses encontros como prova de que a promessa de Cristo de estar conosco todos os dias até o fim é verdadeira e real. Na caminhada cristã e no avanço do Evangelho haverá muitos dias escuros e de sombria solidão. Nesses momentos nossa fé será provada e amadurecerá, tornando-se consolidada e firme!

Saber quem Cristo é significa maturidade! Quando Cristo se manifesta e o reconhecemos, não ousamos sequer perguntar nada, pois ficamos saciados e seguros; e somos lembrados e sabemos quem somos a partir dele. Então: O que você vai fazer depois? Você pode desistir de testemunhar e esperar Cristo chegar para tentar voltar a ser como era antes; ou seguir, testemunhando Cristo a fim de conhecê-lo pessoalmente e proclamá-lo fielmente.

Com amor, Pr. Helio.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...