Pular para o conteúdo principal

Medo da Morte ou Medo de Morrer? (Atos 7.55-60)



Medo da Morte ou Medo de Morrer? (Atos 7.55-60)

Nós não fomos criados por Deus para morrer; a morte é uma maldição e um inimigo que entrou no mundo através do pecado (Rm 5.12). Ela é o último inimigo que precisa ser destruído (1 Co 15.25,26). Não podemos olhar para a morte de forma simplista, nem inocente ou romântica. Entretanto, devemos crer com toda a convicção que a morte foi tragada pela vitória de Cristo na cruz e que nem ela pode nos separar do amor de Deus em Cristo por nós (1 Co 15.54-57; Rm 8.35-39).

Mesmo sabendo disso, muitos cristãos sofrem com a proximidade da morte. Sua ansiedade nem sempre tem a ver com o medo da morte, mas com o medo de morrer; sendo mais específico, com o modo como vão morrer. Os cristãos temem o sofrimento na chegada da morte.

O texto de Atos conta a história da morte de Estevão, um dos sete diáconos da igreja de Jerusalém e o primeiro mártir da igreja. Ele era um homem temente a Deus, cheio do Espírito Santo e eficiente pregador do evangelho. Sua morte aconteceu por meio do martírio; e seu martírio ocorreu em meio a grande sofrimento e dor. Ele morreu apedrejado pelos líderes religiosos do judaísmo e pelo povo (At 7.58). Ele morreu em meio a muita dor. Mas, Lucas nos informa que a sua morte glorificou o nome de Deus. Como isso foi possível?

Primeiro: Porque Estevão pode contar com a presença do Espírito Santo enchendo-o graciosamente para enfrentar esse momento (v.55). Ele estava cheio do Espírito. Enfrentar a morte, nossa última inimiga, não é uma tarefa que podemos suportar sozinhos. Por isso Deus não somente não nos abandona, como nos consola e fortalece cumprindo a promessa de estar conosco todos os dias de nossa vida.

Segundo: Porque o Espírito Santo transformou o momento da morte em uma janela para a glória de Deus e de Cristo (v.55). Diante da fúria da morte, não é a condenação que abre a sua boca feroz sobre o indefeso Estevão, mas são os céus que se abrem diante de seus olhos; Ele não vê o inferno, mas ele vê o céu, o lugar de seu descanso eterno!

Terceiro: Porque o Espírito Santo o capacitou para ver, através da morte, o lugar de comunhão com o Pai e com o Filho. Ali ele vê o trono de Deus, com o próprio Jesus Cristo, o Filho, de pé à direita do trono, pronto para recebê-lo, como havia prometido.

Quarto: Porque na hora da morte, o Espírito o capacitou a unir-se a Cristo no seu testemunho (v.60). Assim como Cristo orou na cruz em favor de seus inimigos (Lc 23.34) Estevão pôde unir-se a ele na sua intercessão em favor dos perdidos.

Quinto: Porque o Espírito Santo o capacitou a receber a morte com serenidade e confiança (v.59). Na hora da morte, não precisamos orar desesperadamente pedindo mais tempo aqui na terra. Mas podemos tranquilamente recebê-la sem temor. Porque sabemos o que vem depois; porque sabemos que não há privilégio maior do que estar com Cristo, de estar com Cristo para sempre.

Estevão pôde atravessar a morte serenamente porque o Espírito Estava com Ele; porque ele sabia quem o receberia na presença de Deus e diante de seu trono; porque perante a face reluzente de Cristo, a própria morte fica pálida sem sua medonha sombra. 
                                                                                           Com amor, Pr. Hélio.


Leia mais em: Antes de Partir; Nancy Guthrie, Ed. FIEL, p. 35-42.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.