O Bom pastor e seus comentários

O Bom pastor e seus comentários

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fortalecendo os Laços


Fortalecendo os Laços

É preciso fortalecer os laços, pois com o passar do tempo, eles podem se afrouxar. Podem seguir assim por um tempo, mas não por muito tempo; menos ainda por todo o tempo. Se desatados os laços, perder-se á a força do compromisso. O verdadeiro sinal do compromisso não é a beleza das festas ou das viagens longas, mas a perseverança não abalada em muitos quilômetros de caminhada. A sabedoria das palavras ditas a seu tempo (Pv 25.11) e a graça do arrependimento e do perdão responsivo (Lc 17.4).
É preciso fortalecer os laços, para que permaneçam firmes e bonitos; enfeitando com beleza e cor, o compromisso do amor e das alianças trocadas diante de Deus. O significado do casamento não pode ser reduzido à fragilidade passageira de uma simples relação. Uma aliança é o estabelecimento de um pacto duradouro e não um mero acordo passageiro de interesses e lucros. Enganaram-se aqueles que amarraram seus laços com as cordas egoístas da busca pela felicidade pessoal, porque sem entrelaçar o seu amor com o amor do cônjuge não houve verdadeira união. Laços verdadeiros ficam firmes quando há sincera entrega, submissão e amor sacrificial (Ef 5.22 e 25).
É preciso fortalecer os laços com delicadeza e ternura, para que não sejam amarrotados ou desalinhados; para que reflitam lealmente o seu significado e para que enalteçam o tempo passado. Para que isso aconteça é preciso cuidado e atenção; separação de tempo e a paciência do aprendiz que não se contenta apenas com o serviço feito, mas somente com o serviço bem feito! Discernimento, consideração e dignidade são as pedras com as quais se enfeitam laços firmados com oração (I Pe 3.7).
Laços fortalecidos significam amadurecimento e atenção; significam carinho e zelo; significam interesse não arrefecido. São testemunho de que o tempo nem sempre estraga as coisas, mas lhes dá um valor muito mais precioso e permanente. Laços são fortalecidos quando não se come o pão da acomodação; quando não se constrói uma parede de desconfiança ou quando não se enterra um segredo no ressentimento e na mágoa.
Queridos casais, não deixem desatar os laços, façam-nos fortes e Deus lhes dará a sua benção. “O que Deus uniu, não o separe o homem”. Marcos 10.9.
Com amor, Pr. Hélio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...