Igreja
Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto
a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O.
Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.
09 = Colossenses
2.16-19 - O Corpo é de Cristo -------------------------------- 02/10/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.
Introdução
Como se prepara um estudo indutivo?
1. Leia e releia o texto cuidadosamente, meditando em cada parte.
2. Aprende a dividir o texto de acordo com as frases principais e dê títulos
às divisões encontradas.
3. Pesquise o contexto - literário e histórico ao redor do texto.
4. Faça notas explicativas daquilo que precisa de explicação mais detalhada.
5. Qual o objetivo do estudo? Procure o propósito e o ensino do texto.
Pergunte: O que Deus deseja que eu (e meu grupo) façamos?
6. Dialogue com o texto fazendo as perguntas de observação e de interpretação.
7. Reflita e faça perguntas de aplicação: O que devemos fazer com o que e
pelo que aprendemos?
8. Escreva uma introdução que desperte atenção para o texto e seu propósito.
9. Dê um título chamativo e unificador para a mensagem do estudo.
10. Avalie todo a sua pesquisa.
11. Escreve, formate o estudo para
ser aplicado no seu pequeno grupo.
Contexto
Paulo não mudou de assunto, mas
apresenta duas razões para não nos deixarmos enredar pelas sutilezas do mundo e
suas tradições elaboradas à parte da total obediência a Cristo.
Note que a palavra ninguém aparece
duas vezes no texto (v. 16,18), indicando duas atitudes equivocadas que as
pessoas tomam para substituir a obediência simples devida a Cristo por uma
simulação de “religião natural” baseada nas experiências e fantasias humanas.
I. Costumes e tradições não estão acima da obediência
devida a Cristo - v. 16,17
a) Ninguém pode
nos julgar com base nelas.
Primeiro Paulo trata das
ordenanças alimentares e costumes do Antigo Testamento que os judeus utilizavam
para negar Cristo. Os judeus criaram um sistema de interpretação sobre elas que
levava as pessoas a se afastarem de Deus e não a conhece-lo com mais
profundidade.
b) Costumes e
tradições religiosas do Antigo Testamento são sombra do que havia de vir - Cristo.
Paulo ressalta que o caráter
desses costumes e festas do Antigo Testamento era transitório, pois tinham o
objetivo de apontar para a vinda de Cristo, nunca de substituí-lo. A sombra
projeta uma imagem ou ideia do objeto real, mas não é ele. Ao ver uma sombra,
devemos ser levados a procurar pelo objeto que a produz.
c) O “corpo”
pertence a Cristo.
O que significa “corpo”
nessa frase? _______________________. Se Cristo é a cabeça (1.18) e o cabeça
(2.10), e a Igreja é o seu corpo, a quem devemos obedecer acima de tudo e de
todos? _______________________________________.
II. Ninguém, além de Cristo, é o mediador entre Deus e os
homens - v. 18,19
a) Ninguém pode
fazer de si mesmo árbitro contra nós.
Qual a função de um árbitro?
_________________________. A ênfase de Paulo está no “ninguém
SE
FAÇA...”. Não
podemos nos colocar de Deus ou de Cristo.
b) Há três
fundamentos de uma religião carnal apontados por Paulo no verso 18, como
pretexto para agir como mediador no lugar de Cristo.
(1) Humildade - a vida moral
pessoal. (2)
Culto a anjos - espiritualidade particular superior. (3) Visões. A heresia gnóstica colossense
estava relacionada a culto a anjos. Os gnósticos declaravam ter uma religião e
espiritualidade superior à dos cristãos, desqualificando-os como sendo uma
religião inferior. Hereges sempre se apresentam com uma fala macia e carinhosa,
parecendo ser humildes. Muitas de suas práticas e ensinos são retirados de
visões que afirmam ter. Eles sempre se declaram “iluminados” para guiar outros
de conformidade com a sua luz e experiências pessoais, não a luz da revelação
das Escrituras.
c) A sua mente
é carnal.
Qual o sentido de carnal
aqui? __________________________________________. Uma mente carnal pode se
disfarçar de religiosa a fim de galgar posição e poder sobre os outros. Ser
carnal pode indicar a capacidade de simular e dissimular com a verdade sem
estar de fato comprometido com ela.
d) Eles não retêm
a cabeça que organiza o crescimento equilibrado e eficiente do corpo.
O que significa “reter a
cabeça”? O crescimento cristão procede de Deus, não da inteligência dos homens.
Um planta e outro rega, mas o crescimento vem Deus (1 Co 3.1-9).
Conclusão
Tradições
são boas, mas não podem tomar o lugar de Deus no governo de nossas vidas.
Experiências pessoais podem ajudar na edificação, mas não podem tomar o lugar
de Deus no governo de nossas vidas. Aprenda essa lição cedo na sua caminhada de
fé.
Motivos
de oração
1. Ore para ter discernimento diante das propostas de uma religiosidade
formalista baseada somente em tradições e costumes.
2. Ore para ter discernimento diante das propostas e tentações de uma
religiosidade individual e intimista, que tenta forçar experiências pessoais
como padrão de conduta sobre os outros, sem ter base nas escrituras.