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05 = Colossenses 1.24-29 - Todo Homem Perfeito em Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho

05 = Colossenses 1.24-29 - Todo Homem Perfeito em Cristo ------------- 04/09/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.


Introdução

          Os passos de um bom estudo indutivo incluem: Observação, interpretação, correlação e aplicação.


          Interpretar é explicar ou mostrar o significado de algo. Não o que achamos que significa, mas, o que o autor teve a intensão de mostrar para nós. A interpretação deve acontecer dentro do contexto (histórico e literário). Para interpretarmos bem temos de chegar ao significado natural - o que as palavras significam dentro das frases e seu uso. Busque o significado original - as culturas e as épocas mudam o significado de muitas palavras. Amor, por exemplo, hoje em dia é associado a relações sexuais, mas qual o significado de amor em Mateus 5.43-48 e João 3.16? Busque o significado coerente: O significado precisa ser harmônico com seu contexto literário e com o resto das Escrituras.[1]


          No parágrafo de hoje, precisamos entender o sentido da expressão (preencho o que resta das aflições de Cristo”. O significado é literal ou figurado? Se é figurado, o que significa, como participamos dos sofrimentos de Cristo? Se é literal: Um ser humano pode completar a obra que Cristo realizou na Cruz, ou, a obra de Cristo na Cruz não foi completa?



Contexto

No parágrafo anterior Paulo exaltou Cristo como o Senhor de todas as coisas, agora ele particulariza esse senhorio aplicando-o ao ministério cristão (pastoral e pessoal). O tema de Paulo é que o objetivo da pregação cristã, em todos os níveis, é levar as pessoas a crescerem em santidade e santificação para a glória de Cristo.



I.               Regozijo por causa das aflições de Cristo - v. 24,25


a)    Regozijo no sofrimento a favor da igreja.

No verso 23, Paulo afirmou que se tornou ministro da pregação do evangelho que promove a esperança. Agora, ele afirma que esse ministério é revestido de “um alegre sofrimento” em favor dos que estão sendo alcançados por essa esperança do Evangelho.


b)   O que significa: preencher o resto das aflições de Cristo?

Paulo não se refere a completar a obra redentora e expiatória de Cristo na cruz. Essa obra está completa. Ele se refere aos sofrimentos a que somos submetidos por pregar o evangelho de Cristo. Como ele é a cabeça e nós, seu corpo, essa ligação íntima entre nós e Cristo nos torna participantes dos sofrimentos de Cristo. Quem persegue os cristãos persegue a Cristo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9.4). Por outro lado, somos perseguidos porque amamos a Cristo. Ele afirma que Cristo sofre com o nosso sofrimento.


c)    Os sofrimentos em favor da igreja dão pleno cumprimento à palavra de Deus.

Paulo associa os sofrimentos pelos quais atravessa (está preso em Roma por causa da pregação do Evangelho) à pregação do Evangelho. Esse sofrimento causado pelo evangelho, e não por pecados cometidos, produz alegria e faz parte do cumprimento da pregação.



II.            O mistério revelado é Cristo em vós - v. 26,27


a)    O mistério antes oculto, agora foi revelado aos santos.

O mistério da salvação estivera oculto por toda a dispensação do Antigo Testamento. Mas agora está completamente revelado. Observe que a revelação foi dada aos santos com o propósito de que o proclamassem a todos. Os gnósticos se gabavam de serem os detentores dos mistérios da salvação os quais só revelavam aos iniciados no gnosticismo. A proclamação do evangelho deve ser pública a fim de alcançar a “todos”, não somente alguns, uma elite espiritual escolhida a dedo por nós mesmos.


b)   A esperança da glória é “Cristo em vós”.

Qual é o mistério? É que deus providenciou salvação para os pecadores através do envio de Cristo ao mundo. A esperança da glória é conhecer Cristo, mas não isto apenas, é conhecê-lo habitando o coração dos crentes eternamente! “Nós estamos em Cristo”, mas “Cristo também está em nós”.


c)    O mistério revelado é o cerne da pregação cristã

O centro e o significado da pregação cristã é a revelação desse mistério ao maior número de pessoas que pudermos alcançar. Observe que Deus “quis” revelá-lo aos seus santos. Paulo diz ser esse ato revelatório revestido de “riqueza”, porque inclui os gentios. Essa pregação produz esperança, e essa esperança aponta para o porvir, a glória futura. O Senhor de todas as coisas não está distante, porque veio até nós.



III.         Apresentar todo homem perfeito em Cristo é o alvo da pregação - v. 28,29


   a)    Anunciamos a esperança da glória

Essa mensagem foi anunciada abertamente. O modo como foi anunciada é destacado nos dois gerúndios a seguir “advertindo” e “ensinando”. Como anunciamos a esperança da glória? Advertindo e ensinando as pessoas a respeito de quem é e o que fez Jesus por nós na encarnação e na cruz.


   b)   Advertindo a todo homem

Advertir é confrontar o comportamento, aconselhando a mudança de rumo nas ações seguintes.


   c)    Ensinando a todo homem - com sabedoria

Ensinar é apontar o lado positivo do evangelho. Deus nos livra da perdição e nos dá a vida eterna. Ensinar com sabedoria é uma arte, pois é mais eficaz que simplesmente transmitir conhecimentos para as pessoas, pois é ensino para a vida prática das pessoas.


   d)   Para isso - fadiga e esforço

O alvo é levar as pessoas a serem “perfeitas em Cristo”, ou seja, amadurecidas na fé. Paulo enfatiza que o motivo de suas fadigas e cansaço era esse propósito de levar as pessoas a conhecerem a Cristo e se tornarem cada dia mais parecidas com Jesus. Em Gálatas ele falou de sofrer as dores de parto até Cristo ser formado na alma das pessoas (Gl 4.19). A expressão “a fim de que” tem o sentido de propósito, mas também de resultado. O propósito e o resultado do esforço ministerial é ver Cristo no comportamento dos crentes.


    e)    Poder = eficácia/opera/eficientemente

Eficácia = energizar. Operar = trabalhar. Eficiente = dinamizar. Deus energiza o nosso trabalho. Ele dinamiza os resultados do nosso trabalho. Fica evidente que o esforço humano não produz, por si mesmo, os resultados espirituais esperados, mas a ação poderosa de Deus que age nos bastidores dos acontecimentos, circunstâncias, sofrimentos e situações a que somos submetidos ou conduzidos por Deus a fim de alcançar e servir as pessoas.



Conclusão

Vale a pena envolver-se ministerialmente com a pregação do evangelho. Há sofrimentos, mas também há colheitas de frutos espirituais na vidas das pessoas alcançadas.



Aplicações:

1ª) Quando é que sofremos pelo evangelho?

(1) Quando somos perseguidos por causa do evangelho. 
(2) Quando ficamos cansados pelo trabalho da evangelização. 
(3) Quando oramos intensamente pela Igreja (Paulo chama o ministério de intercessão de “grande luta” - Cl 2.1).


2ª) O mistério da pregação do evangelho é que não existe mistério, pois Deus colocou em nossas mãos todos os recursos necessários para agirmos em obediência ao seu mandamento de anunciar o evangelho a todas as pessoas.


3ª) Todos querem experimentar poder, os cristãos desejam sincera e ardentemente serem instrumentos do poder de Deus. Paulo afirma que ele está disponível para aqueles que se envolvem sinceramente com a pregação do evangelho, mas adverte que os resultados contabilizados têm o seu alvo e finalidade na glória de Deus somente.



Motivos de oração

1.    Ore por regozijo verdadeiro em meio às tribulações.

2.    Ore por estar atento ao sentido e significado da pregação do evangelho como instrumento útil dele e jamais seu empecilho.

3.    Ore por ser energizado e ter seu trabalho cristão dinamizado pela ação poderosa de Deus em você e através de você no discipulado cristão.



[1] Antônia Leonora Van der Meer. O Estudo Bíblico Indutivo, ABU, p. 17,18.

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