Igreja
Presbiteriana Jardim Goiás
Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto
a dezembro/2019
Liderança: Pr. Hélio O.
Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho
05 = Colossenses
1.24-29 - Todo Homem Perfeito em Cristo ------------- 04/09/2019
Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.
Introdução
Os passos de um bom estudo indutivo
incluem: Observação, interpretação, correlação e aplicação.
Interpretar é explicar ou mostrar o
significado de algo. Não o que achamos que significa, mas, o que o autor teve a
intensão de mostrar para nós. A interpretação deve acontecer dentro do contexto
(histórico e literário). Para interpretarmos bem temos de chegar ao significado
natural - o que as palavras significam dentro das frases e seu uso. Busque
o significado original - as culturas e as épocas mudam o significado de
muitas palavras. Amor, por exemplo, hoje em dia é associado a relações sexuais,
mas qual o significado de amor em Mateus 5.43-48 e João 3.16? Busque o significado
coerente: O significado precisa ser harmônico com seu contexto literário e
com o resto das Escrituras.[1]
No parágrafo de hoje, precisamos
entender o sentido da expressão (preencho o que resta das aflições de Cristo”.
O significado é literal ou figurado? Se é figurado, o que significa, como
participamos dos sofrimentos de Cristo? Se é literal: Um ser humano pode
completar a obra que Cristo realizou na Cruz, ou, a obra de Cristo na Cruz não
foi completa?
Contexto
No parágrafo anterior Paulo exaltou Cristo como o Senhor de todas as
coisas, agora ele particulariza esse senhorio aplicando-o ao ministério cristão
(pastoral e pessoal). O tema de Paulo é que o objetivo da pregação cristã, em
todos os níveis, é levar as pessoas a crescerem em santidade e santificação para
a glória de Cristo.
I.
Regozijo por causa das aflições de Cristo -
v. 24,25
a) Regozijo
no sofrimento a favor da igreja.
No verso 23, Paulo
afirmou que se tornou ministro da pregação do evangelho que promove a esperança.
Agora, ele afirma que esse ministério é revestido de “um alegre sofrimento” em
favor dos que estão sendo alcançados por essa esperança do Evangelho.
b) O que
significa: preencher o resto das aflições de Cristo?
Paulo não se refere
a completar a obra redentora e expiatória de Cristo na cruz. Essa obra está
completa. Ele se refere aos sofrimentos a que somos submetidos por pregar o
evangelho de Cristo. Como ele é a cabeça e nós, seu corpo, essa ligação íntima
entre nós e Cristo nos torna participantes dos sofrimentos de Cristo. Quem
persegue os cristãos persegue a Cristo: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
(At 9.4). Por outro lado, somos perseguidos porque amamos a Cristo. Ele afirma
que Cristo sofre com o nosso sofrimento.
c) Os sofrimentos
em favor da igreja dão pleno cumprimento à palavra de Deus.
Paulo associa os
sofrimentos pelos quais atravessa (está preso em Roma por causa da pregação do
Evangelho) à pregação do Evangelho. Esse sofrimento causado pelo evangelho, e
não por pecados cometidos, produz alegria e faz parte do cumprimento da
pregação.
II.
O mistério revelado é Cristo em vós - v. 26,27
a) O mistério
antes oculto, agora foi revelado aos santos.
O mistério da
salvação estivera oculto por toda a dispensação do Antigo Testamento. Mas agora
está completamente revelado. Observe que a revelação foi dada aos santos com o
propósito de que o proclamassem a todos. Os gnósticos se gabavam de serem os
detentores dos mistérios da salvação os quais só revelavam aos iniciados no
gnosticismo. A proclamação do evangelho deve ser pública a fim de alcançar a “todos”,
não somente alguns, uma elite espiritual escolhida a dedo por nós mesmos.
b) A
esperança da glória é “Cristo em vós”.
Qual é o mistério?
É que deus providenciou salvação para os pecadores através do envio de Cristo ao
mundo. A esperança da glória é conhecer Cristo, mas não isto apenas, é conhecê-lo
habitando o coração dos crentes eternamente! “Nós estamos em Cristo”, mas “Cristo
também está em nós”.
c) O
mistério revelado é o cerne da pregação cristã
O centro e o significado
da pregação cristã é a revelação desse mistério ao maior número de pessoas que
pudermos alcançar. Observe que Deus “quis” revelá-lo aos seus santos. Paulo diz
ser esse ato revelatório revestido de “riqueza”, porque inclui os gentios. Essa
pregação produz esperança, e essa esperança aponta para o porvir, a glória futura.
O Senhor de todas as coisas não está distante, porque veio até nós.
III.
Apresentar todo homem perfeito em Cristo é o
alvo da pregação - v. 28,29
a) Anunciamos a esperança da glória
Essa mensagem foi anunciada abertamente. O modo como
foi anunciada é destacado nos dois gerúndios a seguir “advertindo” e “ensinando”.
Como anunciamos a esperança da glória? Advertindo e ensinando as pessoas a
respeito de quem é e o que fez Jesus por nós na encarnação e na cruz.
b) Advertindo a todo homem
Advertir é
confrontar o comportamento, aconselhando a mudança de rumo nas ações seguintes.
c) Ensinando a todo homem - com sabedoria
Ensinar é
apontar o lado positivo do evangelho. Deus nos livra da perdição e nos dá a
vida eterna. Ensinar com sabedoria é uma arte, pois é mais eficaz que
simplesmente transmitir conhecimentos para as pessoas, pois é ensino para a
vida prática das pessoas.
d) Para isso - fadiga e esforço
O alvo é levar
as pessoas a serem “perfeitas em Cristo”, ou seja, amadurecidas na fé. Paulo
enfatiza que o motivo de suas fadigas e cansaço era esse propósito de levar as
pessoas a conhecerem a Cristo e se tornarem cada dia mais parecidas com Jesus.
Em Gálatas ele falou de sofrer as dores de parto até Cristo ser formado na alma
das pessoas (Gl 4.19). A expressão “a fim de que” tem o sentido de propósito,
mas também de resultado. O propósito e o resultado do esforço ministerial é ver
Cristo no comportamento dos crentes.
e) Poder = eficácia/opera/eficientemente
Eficácia =
energizar. Operar = trabalhar. Eficiente = dinamizar. Deus energiza o nosso
trabalho. Ele dinamiza os resultados do nosso trabalho. Fica evidente que o
esforço humano não produz, por si mesmo, os resultados espirituais esperados,
mas a ação poderosa de Deus que age nos bastidores dos acontecimentos, circunstâncias,
sofrimentos e situações a que somos submetidos ou conduzidos por Deus a fim de
alcançar e servir as pessoas.
Conclusão
Vale a pena
envolver-se ministerialmente com a pregação do evangelho. Há sofrimentos, mas
também há colheitas de frutos espirituais na vidas das pessoas alcançadas.
Aplicações:
1ª) Quando é que sofremos pelo evangelho?
(1) Quando somos perseguidos por causa do evangelho.
(2) Quando ficamos
cansados pelo trabalho da evangelização.
(3) Quando oramos intensamente pela
Igreja (Paulo chama o ministério de intercessão de “grande luta” - Cl 2.1).
2ª) O mistério da pregação do evangelho é que não existe mistério, pois
Deus colocou em nossas mãos todos os recursos necessários para agirmos em
obediência ao seu mandamento de anunciar o evangelho a todas as pessoas.
3ª) Todos querem experimentar poder, os cristãos desejam sincera e
ardentemente serem instrumentos do poder de Deus. Paulo afirma que ele está
disponível para aqueles que se envolvem sinceramente com a pregação do
evangelho, mas adverte que os resultados contabilizados têm o seu alvo e
finalidade na glória de Deus somente.
Motivos
de oração
1. Ore por regozijo verdadeiro em meio às tribulações.
2. Ore por estar atento ao sentido e significado da pregação do evangelho como
instrumento útil dele e jamais seu empecilho.
3. Ore por ser energizado e ter seu trabalho cristão dinamizado pela ação
poderosa de Deus em você e através de você no discipulado cristão.