Pular para o conteúdo principal

08 = Colossenses 2.8-15 - O Triunfo de Cristo



Igreja Presbiteriana Jardim Goiás

Grupos Familiares - Quarta-feira - agosto a dezembro/2019

Liderança: Pr. Hélio O. Silva, Pr. Dyeenmes P. Carvalho e Sem. Salomão S. Tavares Jr.

08 = Colossenses 2.8-15 - O Triunfo de Cristo ---------------------------------- 25/09/2019

Andai Nele - Estudo Indutivo de Colossenses - Helio O. Silva.



Introdução


          O estudo indutivo das escrituras trás grandes benefícios tanto para o estudo pessoal como para o estudo em grupo. O estudo grupo tem muitas vantagens e a principal delas é a troca de observações sobre o texto entre os participantes do grupo. Também porque havendo visitantes não crentes, a palavra estudada de forma simples e direto no texto bíblico quebra muitas barreiras à evangelização.

          Experimente chamar algumas pessoas e criar um pequeno grupo de estudo indutivo das escrituras!

         

Contexto

          Paulo exortou os colossenses a que ficassem firmes em Cristo e caminhassem com ele o tempo todo. Agora, ele passa a dar razões práticas para isso. Seu primeiro ponto é mostrar o triunfo de Cristo e suas implicações e consequências a nosso favor como o maior incentivo para uma vida cristã comprometida.



Mas primeiro, uma alerta importante:

I.               Cuidado com as filosofias e tradições humanas - v.8



a)    O que significa “enredar”?

Enredar é lançar a rede sobre algo para prendê-lo e levá-lo cativo. O mundo tenta nos prender e escravizar para não servirmos a Cristo.

b)   Quais são os objetos que o mundo usa para nos enredar?

®   Filosofia - Não o conhecimento humano em si, mas os raciocínios criados a partir dele (veja o verso 3 - raciocínios falazes).

®   Vãs sutilezas. A palavra sutileza vem de “apatê” = engano, ilusão. De onde surgiu a palavra apatia = desinteresse.  Geralmente o desinteresse em algo surge quando o interesse em outra coisa toma o lugar do anterior. O mundo cria ilusões para distrair-nos do interesse genuíno em Cristo.

®   Tradições dos homens. Tradições humanas são as práticas criadas pelos homens que visam substituir os ensinamentos eternos e verdadeiros de Deus. A humanidade cria práticas e costumes que competem com a verdade e tumultuam a caminhada.



c)    O que são os rudimentos do mundo?

Rudimentos são pedaços pequenos de algo, como um quebra-cabeça com muitas peças. O mundo nos leva cativos, prendendo-nos na multidão de detalhes que impendem de ver o mais importante. Sutilezas e rudimentos são duas palavras que ilustram uma vida perdida. Tem tanta coisa para prestar atenção, que não consegue ver o essencial, o mais importante.

Você consegue dar um exemplo de algo que poderia funcionar como um rudimento do mundo? ___________________________ .



II.            As razões do triunfo de Cristo - v.9-15



A frase final do verso 8 é muito interessante - e não segundo Cristo. Alguém pode nos enredar com filosofia, sutilezas e tradições. Mas também pode nos enredar “segundo Cristo”! Cristo disse que seus discípulos seriam pescadores de homens (Mt 4.19). Eles pescavam com redes no Mar da Galiléia.

a)    Quais são os instrumentos do enredamento e triunfo de Cristo?

®   A encarnação da divindade - v.9. Em Cristo a divindade habita corporalmente, ou seja, Ele é plenamente divino. Paulo contradiz o ensino gnóstico que depreciava a humanidade de Cristo.


®   Nele estais aperfeiçoados - v.10. a palavra “aperfeiçoados” é da mesma família da palavra “plenitude” usada no verso anterior. Isso significa, não que fomos divinizados em Cristo, mas que somos presentemente santificados nele.


®   Ele é o cabeça de TODO principado e potestade - v.10. Cristo é a cabeça da Igreja (1.18), mas também é o cabeça de todo poder no universo. Ele tem o controle e o governo de todas as coisas em suas mãos, inclusive os poderes malignos.


®   Fomos circuncidados nele - v.11. Uma referência ao batismo como instrumento publico da mudança interior ocorrida em nossos corações pelo arrependimento dos pecados, daí dizer que essa circuncisão não foi feita por mãos humanas.


®   Fomos unidos a ele na sua morte e ressurreição - v.12. A morte de Cristo foi por nós (vicária) e a nosso favor (propiciatória), de modo que os principais beneficiários tanto da morte como da ressurreição somos nós, os convertidos a Cristo pelo arrependimento. A fé é o instrumento da recepção da obra de Cristo em nossos corações.


®   Ele nos deu vida perdoando TODOS os nossos delitos - v.13. Paulo repeti aqui o que disse em Efésios 2.1-3. Observe: Quantos pecados Cristo perdoou na cruz? _____________________ .


®   Ele cancelou nosso escrito de dívida contra Deus - v.14. duas palavras no verso 14 saltam aos olhos: cancelou e removeu inteiramente. Nada ficou para ser resolvido depois. A obra de Cristo na cruz a nosso favor é única (feita um única vez), completa (não deixou nada para depois) e suficiente (não precisa de complementos ou suplementos).


®   Ele despojou o reino de satanás publicamente - v.15. Ao perdoar nossos pecados, Cristo expôs satanás e seus seguidores ao ridículo. A ironia da cruz é que aquele que foi exposto para ser ridicularizado e debochado publicamente, ridicularizou e humilhou a satanás sem palavra ofensiva alguma. 


®   Ele trinfou na cruz - v.15. A cruz era o instrumento de morte mais vergonhoso da história, mas se tornou o símbolo do triunfo do amor de Deus!



Conclusão

          O que Cristo fez por nós na cruz é algo maravilhoso, não repetível e suficiente para nos garantir um relacionamento pessoal com Cristo de forma a nos abençoar e abençoar muitos outros. Não se afaste de Cristo!



Aplicações

1.    Fique atento aos objetos que o mundo usa para tentar te levar cativo para longe de Cristo e não lhes dê ouvidos.


2.    Fique atento ao significado da cruz e aprenda tudo que puder a respeito.



Motivos de oração

1.    Pela nossa vitória cotidiana contra o mundo, a carne e o diabo em obediência a Cristo.


2.    Pela nosso crescimento espiritual em Cristo e o fortalecimento de nossa fé nessas verdades fundamentais.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.