Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a
Junho/2013
Liderança:
Pr. Hélio O. Silva, Sem. Adair B.
Machado e Presb. Abimael A. Lima.
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21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2). 26/06/2013.
Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A.
Carson, ECC, p. 216 a 229.
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30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e
também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a
meu favor,
31
para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu
serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;
32
a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com
alegria e possa recrear-me convosco.
33
E o Deus da paz seja com todos vós. Amém!
(Rom 15:30-33 ARA)
Introdução:
Orações não
têm respostas automáticas e prontas, elas se encaixam na perspectiva da vontade
e da relação que Deus mantém com os seus filhos.
Essa concepção
deve moldar nossos próprios pedidos de oração.
1. Paulo
pede oração por si, em relação ao seu próprio ministério.
®
Os pedidos de oração de Paulo por si mesmo não
são incomuns nas suas cartas (Ef 6.12,18-20; 1 Ts 5.23-25; 2 Co 1.8-11; Fm 22).
®
Seus pedidos pessoais de oração servem sempre a
seus propósitos ministeriais.
Há três pedidos de oração nesse
texto:
a)
Para ser
livre dos rebeldes na Judéia.
®
Paulo levará a Jerusalém o fruto das ofertas das
igrejas gentílicas aos judeus cristãos pobres.
®
Paulo teme pela repercussão da oferta por razões
tanto teológicas quanto culturais. Havia muitos judeus conservadores cuja
identidade cultural estava relacionada à prática de rituais e tabus.
®
Duas coisas devem ser enfatizadas:
(1) Os
problemas de Paulo com os judeus não era fruto de anti-semitismo, mas da
perseguição judaica contra ele.
(2) “Os
rebeldes de Jerusalém” não são apenas um grupo de “descrentes” (Trad. NVI) que
pensavam diferente do evangelho, mas eram rebeldes no sentido de que resolveram
desobedecer ao chamado do evangelho.
®
Isso quer dizer que não confiar inteiramente em
Cristo não era uma questão puramente de preferência religiosa, mas de pura
incredulidade.
®
Eles tinham elevado sua opinião, preferências e
prioridades pessoais a uma condição pecaminosa, acima da centralidade de Deus
(p.219).
b)
Para que seu
trabalho em Jerusalém possa ser aceito pelos santos.
®
Seu pedido reflete sua sensibilidade pastoral,
pois está consciente que os judeus poderiam influenciar seus parentes e
conhecidos convertidos ao evangelho a rejeitar o evangelho pregado por Paulo.
®
Seu pedido reflete sua inquietação quanto ao
fato de que algumas pessoas simplesmente não sabem receber presentes ou ofertas.
®
Qual o
objetivo de orarmos por lideres cristãos?
1º)
Orar para que lideres cristãos sejam livres da oposição externa ao evangelho
que tenta destruí-lo.
®
Existem pessoas que se esforçam por derrubar
lideres cristãos.
®
Existem falsos lideres na condução da igreja e
que usam da sua estrutura para sobreviver à custa de lideres fiéis.
®
Lideres cristãos não imunes ao apelo do dinheiro
e do poder.
2º)
Orar para que o serviço prestado pela liderança cristã seja aceitável aos
crentes.
®
As novas gerações de cristãos têm uma visão
reducionista da vida, julgam o ministério dos outros por um dois critérios
somente e não pela amplitude do ministério cristão.
®
Muitos membros de igreja dessa geração estão em
busca apenas de paz e felicidade, e não perdão e santidade. “Eles preferem o entretenimento ao culto, a
oratória à verdade e o roteiro à piedade. Se essas pessoas têm uma voz
dominante numa igreja cujos líderes procuram sinceramente ser fiéis à Escritura
(apesar dos métodos contemporâneos de expressão, os líderes passam dificuldades”
(p.223).
®
“É uma acusação terrível contra a igreja quando
aqueles que o Senhor envia são tratados como escória” (p.223).
c)
Para que
Roma o encaminhe à Espanha como missionário.
O terceiro pedido é o
objetivo missionário da carta aos Romanos.
a)
Sua ida a
Roma seria apenas uma “visita” temporária para conhecê-los e “recrear-se” na
sua comunhão.
®
A ida a Roma visa a preparação de sua ida à
Espanha.
®
“Recrear-se” é passar um tempo de comunhão, mas
preparando-se para ir adiante no ministério.
®
(obs) Como um “furlong” = um tempo de férias simultâneo à divulgação do trabalho
como fazem os missionários modernos, preparando-se para o retorno ao campo.
b)
É preciso
ter uma visão abrangente da oração.
®
As nossas orações devem expressar não só os
nossos pedidos, mas também nossos “sonhos” ministeriais para o futuro.
®
Essa visão ampla da oração inclui necessidades e
oportunidades.
®
Muitos que trabalham em campos difíceis precisam
ter consciência de sua necessidade lá. Não estamos sem resposta às nossas
orações porque trabalhamos num campo difícil ou complicado.
3. é
importante saber que algumas orações de paulo não foram respondidas como ele
gostaria.
a)
Dos três
pedidos de Paulo apenas o segundo foi respondido como apresentado.
®
Ele levou a oferta aos crentes da Judéia.
®
Mas foi preso em Jerusalém motivada pela ação
dos “rebeldes da Judéia”.
®
Ele não conseguiu ir à Espanha.
®
Ele não foi a Roma para um tempo de comunhão com
aigreja, mas como prisioneiro do Império Romano.
b)
Saber disso
é uma experiência consoladora para nossas orações.
®
Nem todas as orações de Paulo foram respondidas
como desejava ou queria (2 Co 12.1-10.
®
As nossas também nem sempre serão.
Perguntas para reflexão:
1. Como
você reage diante de orações não respondidas?
2. Você
já recebeu respostas às suas orações que não esperava?
3. Diante
das dificuldades de sua igreja como você ora por seus líderes cristãos?
4. Você
intercede por quem cria dificuldades à liderança da Igreja?