INTRODUÇÃO:
O objetivo deste curso é dar-lhe uma base introdutória à
exposição bíblica, a fim de que você possa:
- Preparar exposições Bíblicas simples, porém fiel ao texto sagrado.
- Oferecer um modelo sistemático de estudo bíblico pessoal.
- Aprender a ouvir melhor a sermões, mensagens e estudos bíblicos
para o seu crescimento pessoal.
DEFINIÇÃO DE EXPOSIÇÃO BÍBLICA:
É
o sermão que explica e aplica uma passagem das escrituras seguindo a estrutura
dos parágrafos do texto de acordo com a
intenção básica de seu autor.
a) Ela trata de uma só
passagem básica da Escritura (parágrafo)
b) Ela é fiel ao texto
(integridade hermenêutica).
c) Ela tem coesão
(introdução, desenvolvimento e conclusão).
d) Ela tem movimento e
direção (não é repetitiva).
e) Ela tem aplicação (vida
real).
ESCOLHA O TEXTO:
A
escolha do texto da pregação de
acordo com a ocasião (aniversário, congresso, devocional, Escola Dominical,
Estudo Bíblico em seqüência, etc).
Defina
o assunto e o tema de seu sermão pelo texto escolhido. O assunto resume o texto
em uma palavra (santificação, adoração, evangelização, amor, fé, arrependimento,
vinda de Cristo, Ser de Deus, etc). O tema é o assunto que domina o texto e resume
numa frase curta (O que é adoração [Sl 100] / As Seis figuras do Obreiro
Cristão [2 Tm 2] / Uma comunhão eficiente [Fm 4-7).
FAÇA UM ESBOÇO DO TEXTO:
Esboçar
um texto é como cortar um frango ou levantar uma casa. É preciso descobrir qual
é a estrutura para cortar no lugar certo ou edificar de forma segura.
A
estrutura de um texto nos é dada pela identificação de suas classes gramaticais
([1] substantivo, [2] adjetivo, [3] verbo, [4] advérbio, [5] preposição, [6]
conjunção, [7] numeral, [8] artigo, [9] interjeição, [10] pronome) e a função
de cada uma no texto.
Cortamos
um frango em suas juntas e a estrutura de uma casa está nas suas vigas.
Cortamos o texto a partir de suas conjunções que nos mostram quais são as
frases principais e quais são as frases subordinadas. Usaremos o Salmo 100 como
exemplo:
SALMO 100 >>Salmo de ações de
graças>>
(1) Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
(2) Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele
com cântico.
(3) Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele
somos;
somos o seu povo e rebanho do seu
pastoreio.
(4) Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus
átrios,
com hinos de louvor; rendei-lhe graças e
bendizei-lhe o nome.
(5) Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para
sempre,
e, de geração em geração, a sua
fidelidade.
Fase 1: Destacar as classes gramaticais (verbos
principais, substantivos e adjetivos, preposições e conjunções).
Salmo 100 <>
(1) Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
(2) Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele
com cântico.
(3) Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos;
somos o seu povo e rebanho do seu
pastoreio.
(4) Entrai por suas portas com ações de graças e nos
seus átrios, com hinos de louvor;
rendei-lhe graças e bendizei-lhe
o nome.
(5) Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre,
e, de geração em geração, a sua fidelidade.
Fase 2: Separar as frases
(cortar o frango).
Salmo 100 <>
(1) Celebrai
com júbilo
ao SENHOR,
todas as terras.
(2) Servi
ao SENHOR
com alegria,
apresentai-vos diante dele
com cântico.
(3) Sabei
que o SENHOR
é Deus;
foi ele quem nos fez,
e dele somos;
somos o seu povo
e rebanho do seu pastoreio.
(4) Entrai
por suas portas
com ações de graças
e nos seus átrios,
com hinos de louvor;
rendei-lhe graças
e bendizei-lhe o nome.
(5) Porque
o SENHOR
é bom,
a sua misericórdia dura para sempre,
e, de geração em geração, a sua fidelidade.
Fase 3: Pré-esboço homilético:
I - Celebrai ao Senhor V.1
|
a. Com Júbilo. (como?).
b. Todas as Terras (quem?).
|
II - Servi ao Senhor V.2
|
a. Com alegria (como?). b. Com cântico (como?).
|
III - Sabei que o Senhor é Deus V.3
|
a. Ele nos fez (Criador)
b. Dele somos (Senhor –
pertencemos a Ele).
c. Somos o seu povo (Rei).
d. Rebanho do seu pastoreio
(Pastor)
|
IV - Rendei-lhe graças V.4
|
a. Entrar por suas portas (onde?)
b. Com ações de graças (como?)
c. Apresentar-se diante
dele (o que?).
d. Com hinos de louvor –
Nos seus átrios
(como? Onde?).
e. Bendizei-lhe o nome (o
que?)
|
Conclusão - Porque
(por quê?) -
(motivação/razão)
|
a. O Senhor é bom.
b. Sua misericórdia dura para sempre.
c. Sua fidelidade - “dura de geração em geração"
|
FAÇA UM ESTUDO INDUTIVO DO TEXTO:
1. Qual a natureza do texto? Poesia, carta, profecia,
narrativa de uma história, etc. Como o salmo 100 é uma poesia, preste atenção nos paralelismos da poesia hebraica presentes no texto (especialmente nos versos 2 e 4)..
2. Identifique cada uma das classes gramaticais presentes
no texto e a sua função no mesmo. No esboço acima observe os modos e tempos dos
verbos principais. Qual conjunção é importante? Qual o substantivo dominante e
seus adjetivos.
3. Pesquise o significado das palavras mais importantes
e/ou difíceis de entender no dicionário. Exemplo: átrios, bendizer, celebrar.
4. Anote as características do texto (palavras repetidas,
contrastes, comparações, perguntas etc.). Há várias afirmações sobre Deus e o
seu caráter.
5. Pesquise as circunstâncias históricas e culturais num Dicionário
Bíblico (contexto). O salmo 100 é um salmo real (Salmos 95 a 100). Em que
época?
6. Dialogue com o texto fazendo as perguntas certas: [a]
QUEM? QUEM deve celebrar? “Todas as terras”. A QUEM se deve celebrar? “ao
Senhor”. [b] O QUÊ? O QUE é celebrar? [c] ONDE? ONDE celebrar? [d] QUANDO?
QUANDO celebrar? O tempo verbal do imperativo enfatiza o mandamento imediato, o presente,
a urgência. [e] POR QUÊ? POR QUE celebrar? (no caso do Salmo 100 a resposta
está no verso 5: “Porque o Senhor é...”
[f] COMO? COMO celebrar? “com júbilo”.
7. Relacione o texto com outras passagens bíblicas: “somos rebanho do seu pastoreio” nos
remete ao Salmo 23.
8. Identifique as aplicações possíveis: Há uma relação
importante entre gratidão e cantar com alegria; Celebrar ao Senhor tem um apelo
missionário, pois todas as terras devem celebrar ao Senhor; Como é possível
servir a Deus com alegria?
9. Transforme o tema numa proposição clara e chamativa!
Aprenda a usar a fórmula: AT+PC+ST=Poposição. Uma proposição de sermão deve ter
uma afirmação teológica + uma palavra chave + uma sentença de transição.
ESCREVA O SEU ESBOÇO DA PREGAÇÃO:
Os argumentos principais são dados pelas frases
principais. Os argumentos auxiliares são dados pelas frases secundárias, caso
contrário estaremos fazendo um sermão tópico e não expositivo:
Um
critério útil para direcionar a montagem gráfica da argumentação é seguir o
padrão: EXPLICAR-ILUSTRAR-APLICAR.
Veja no exemplo do Salmo 100:
I. Adorar é celebrar com júbilo ao Senhor v.1
a) O que fazer? Celebrar.
1º) explique o sentido da palavra “celebrar”.
2º) Mostre o significado do
verbo no imperativo.
3º) Faça a ligação
(correlação) com o contexto dos salmos reais.
4º) ilustre, se necessário.
5º) faça uma aplicação.
b) Como celebrar? Com júbilo.
1º) Explique o sentido de júbilo.
2º) Compare com o sentido de
outras palavras que têm o sentido de alegria.
3º) ilustre. I Crônicas 29.
4º) Aplique. Como eles jubilaram? Como devemos jubilar?
c) A quem celebrar? Ao Senhor.
1º) Explique o sentido e o uso do título “SENHOR” aplicado a Deus. A
expressão é o Tetragrama? (Jeová).
2º) Ilustre com a postura de personagens bíblicos diante de Deus como
“SENHOR”.
3º) Aplique: Exorte à submissão e à dependência.
d) Quem deve celebrar? Todas as terras.
1º) Explique o sentido missionário da expressão “todas as terras”. Faça
correlações.
2º) Ilustre ou cite textos missionários apropriados.
3º) Aplique: qual a relação entre adoração e missões na Bíblia?
Observe que cada subtópico esclarece o argumento
principal e o complementa. Muito mais poderia ser dito sobre adoração, mas a
exposição se limita ao que o parágrafo bíblico propõe. Lembre-se de fazer isso com equilíbrio e
praticidade a fim de não ficar repetitivo ou redundante. Veja o exemplo do
sermão pronto abaixo a fim de entender o que é dito aqui. Terminado esse
ponto, passe para o seguinte usando uma frase de transição.
FAÇA UMA CONCLUSÃO E UMA INTRODUÇÃO:
O
objetivo da Introdução é ganhar a atenção, e o da conclusão é reforçar o ensino
(resumindo ou recapitulando), desafiando os ouvintes à obediência.
A
conclusão é a meta da exposição bíblica, tornando tudo o que foi dito antes
tanto claro quanto constrangedor. “A conclusão precisa concluir, incluir e
impedir”,[1] ou
seja, encerrar a mensagem, incluir o que previamente foi dito e impedir que
haja a possibilidade de se perder as implicações e as conseqüências da
mensagem.
A
introdução é o meio pelo qual ganhamos o direito de sermos ouvidos. Ela deve
ser chamativa a ponto de levar o ouvinte a querer saber do texto bíblico as
respostas ao tema que propomos expor. Pergunte a si mesmo: a) Como posso propor
esse assunto de forma a despertar interesse? b) Quais os cinco acontecimentos
recentes que estão na mente dos ouvintes e que relacionam com o assunto do
texto? c) Quais as necessidades dos ouvintes que o texto toca? d) Com qual
exemplo bíblico ou histórico poderia introduzir o texto? e) Que frases curtas que
eu usar “fisgarão” a atenção dos ouvintes?
Crie
frases de transição que liguem o texto: Perguntas
dialógicas. Enumerar (1,2,3...) e
listar (a, b, c...). Escreva uma frase final desafiante quanto ao tema do
texto exposto para pronunciar antes da oração final.
ESBOÇO DE UMA EXPOSIÇÃO BÍBLICA PRONTA:
TEXTO -
Salmo 100.
TEMA - “O
Que é Adorar No Culto”.
INTRODUÇÃO:
Ilustração:
Um culto multilíngüe comemorativo nos EUA, no final da década de 1980.
Ø
As críticas
quanto à adoração manifestam:
1) Um Conflito de gerações.
2) A ignorância das Doutrinas
Bíblicas.
3) A falta de uma
espiritualidade cristã autêntica.
4) A busca da atratividade em
detrimento de um culto genuinamente bíblico.
CONTEXTO:
O
Salmo 100 faz parte do Livro IV do livro dos Salmos. Faz parte dos salmos
reais: De 95 – 100, que exaltam a Deus como Rei da terra e do seu povo.
PROPOSIÇÃO:
(ST) Este salmo nos ensina pelo menos quatro princípios básicos e claros da
adoração cristã, respondendo-nos a pergunta: (AT) O que é (PC) adorar no culto?
a) O que é
celebrar?
b) Com júbilo.
Ilustração:
Uma experiência de uma igreja triste e suas razões.
c) Todas as
terras. Um apelo missionário: O
verdadeiro culto deve ser levado a todas as nações.
II – ADORAR É SERVIR AO SENHOR V.2:
a) O que é
servir?
b) Com alegria.
c) Com cântico.
Ilustração:
A Reforma do século XVI reintroduziu na liturgia da Igreja o canto
congregacional.
a) Ele é Deus.
1) Pessoal
- tem personalidade própria
2) Espiritual
- transcendente.
3) Santo
- não habita com o pecado.
4) Possui
atributos incomunicáveis e comunicáveis) = Infinito e Onipotente / Amor,
bondade, msericórdia.
b) Ele nos fez. (criador)
c) Pertencemos a Ele. (Senhor soberano – Ele é rei).
1º) Somos o seu povo.
2º) Somos o seu rebanho.
d) Ele é o
nosso pastor (Sl 23).
a) “Bendizer”
significa elogiar. Como elogiamos a
Deus?
b) Com ações de graça.
c) Com Hinos de
louvor. 3 observações pastorais sobre
a música na igreja:
·
Falta de senso
crítico. Letras X melodias.
·
Ênfase no “Show”
ou na solenidade “Escocesa”. Jovens X idosos.
·
Serve mais a
grupos que ao culto em si. Cânticos X hinos. E as crianças?
c) A relação entre render graças e bendizer
o nome.
APLICAÇÕES:
1) O centro do culto é Deus.
2) A expressão firme da alegria no canto é diretamente proporcional à intimidade que temos com Deus.
3) Todas as terras devem celebrá-lo. Precisamos investir em missões transculturais (At 1.8).
CONCLUSÃO:
Qual
a conclusão a que o Salmo nos leva? Por que adoramos a Deus?
1º) Adoramos porque o Senhor
é bom.
2º) Adoramos porque a sua
misericórdia dura para sempre.
3º) Adoramos porque Ele é
fiel.
Frase Final: Vamos
celebrar com alegria a soberania real de nosso Deus e vamos anunciá-lo
vigorosamente entre as nações!
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Um modelo gráfico da forma de
um esboço: