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Igreja Presbiteriana Jardim Goiás - Goiânia-GO.
Aula 02 = Santos Comuns (09/08/2015)
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Introdução:
João 8.7 e Mateus 7.1. Quem não tem pecado atire a primeira pedra!
Nosso objetivo nesse semestre é abordar o tema da
prática de pecados por nós cristãos. Não aqueles pecados mais comuns e
conhecidos da sociedade, mas daqueles pecados mais sutis e menos óbvios que
muitas vezes passam despercebidos e não são devidamente tratados por nós.
Tratar do tema dos pecados intocáveis não é abraçar a
desesperança, mas ao contrário, é mostrar as instruções bíblicas que nos
ensinarão a lidar seriamente com cada um deles. O evangelho é a boa nova de que
Deus lida com a culpa do pecado e com o domínio do pecado sobre nós. Aprendemos
que na justificação Deus tratou com a condenação do pecado, perdoando-nos; na
santificação ele trata com o poder do pecado santificando-nos e na glorificação
ele tratará com a presença do pecado lançando-o para bem longe de nós!
Entretanto, o evangelho tem sua eficácia somente sobre
pecadores arrependidos e que reconhecem sua necessidade dele. O evangelho é a
dádiva essencial de Deus para vencermos o pecado diariamente.
I.
CHAMADOS PARA SER SANTOS.
Os crentes de Corinto eram
orgulhosos e rebeldes; tolerantes para com a indecência; processavam
publicamente uns aos outros; relapsos quanto ao casamento; vangloriavam-se de
liberdade cristã; exageravam na celebração da ceia; estavam equivocados quanto
aos dons espirituais e confusos quanto à ressurreição. Todavia em 1 Coríntios
1.2 e 2 Coríntios 1.1 Paulo se refere aos crentes de Corinto como “santos”. Mas
eles nos parecem tão mundanos, carnais e imaturos!
No catolicismo são chamados de
santos aqueles cristãos de caráter e realizações excepcionais, e ainda assim,
recebem esse título honorífico só depois de sua morte. Em contrapartida, na
tradição ortodoxa grega, o termo quase não é utilizado.
Por outro lado, Paulo usa a
expressão aplicada a todos os crentes em quase todas as suas cartas: Rm 1.7;
16.15; 1 Co 1.2; 2 Co 1.1; Ef 1.1; Fp 1.1; 4.21,22; Cl 1.2. Ele aplica a
palavra a todos os crentes comuns.
II. O QUE SIGNIFICA SER SANTO NAS
ESCRITURAS?
O termo grego traduzido por “santo” no
Novo testamento é “hagios”,
referindo-se não ao caráter da pessoa, mas ao seu estado de ser na presença de
Deus. Significa literalmente “separado para Deus”. É nesse sentido que cada
cristão, por mais imaturo e simples que seja, é santo.
Os crentes, na verdade, são
santificados e chamados para serem santos (1 Co 1.2). O santo é aquele que foi
santificado (separado) para Deus.
A ênfase não recai na separação em
si, mas na sua separação por Deus, para ele mesmo. É Deus quem os separa, e o
faz para si, para os seus propósitos. O objetivo da crucificação de Cristo foi
separar para si um povo exclusivo seu (Tt 2.14). Quando Jesus se entregou à
cruz, na verdade ele estava nos resgatando do pecado, comprando-nos de volta
para Deus (1 Co 6.19,20). “Santo é alguém que Cristo comprou com o seu
sangue na cruz e separou para si mesmo como sua propriedade” (Pecados Intocáveis; Jerry Bridge, p. 13).
Deus nos separou para si a fim de
glorificá-lo cada vez mais à medida que ele transforma nosso caráter à
semelhança de Cristo.
Antes de tudo, santidade tem a ver,
não com realizações ou perfeições de caráter, mas com um novo estado de ser
diante de Deus – uma condição inteiramente nova de viver gerada pelo Espírito
Santo. Paulo descreve isso como “sair das trevas para a luz, e do poder de
satanás para Deus” (At 26.18). Por meio de Cristo, Deus nos libertou do império
das trevas e nos transportou para o seu reino (Cl 1.13).
Não é o nosso comportamento que nos
torna santos, somos feitos santos pela ação sobrenatural do Espírito Santo que
nos faz ser novas criaturas (2 Co 5.17). Se Deus não nos der um novo coração,
de carne ao invés de pedra, jamais nos tornaríamos santos! (Ez 36.26).
Dar um novo coração não significa
uma substituição imediata, porque isso implicaria em que não pecaríamos mais.
Todavia o testemunho bíblico é que mesmo depois da conversão continuamos
pecadores e continuamos a pecar por meio de palavras, pensamentos e ações;
continuamos pecando por comissão e por omissão. A diferença é que agora temos
uma provisão contínua da parte de Deus para as nossas lutas contra o pecado: O
Espírito Santo.
III. A BATALHA ESPIRITUAL E A SANTIDADE.
Paulo nos esclarece essa questão em
Gálatas 5.16-25. Nossa natureza pecaminosa luta contra a ação santificadora do
Espírito Santo em nós! Essa guerra entre Carne X Espírito acontece diariamente
dentro de nós. Os desejos carnais combatem contra nossas almas (1 Pe 2.11).
É claro nas Escrituras, que apesar
de recebermos definitivamente um novo coração (Ez 36.26; 2 Co 5.17) o resultado
visível disso não é instantâneo e absoluto;é progressivo e contínuo durante toda
nossa vida. Esse reconhecimento não justifica a lassidez e negligência na luta
contra o pecado, porque Deus nos chamou e separou para que vivêssemos em
santidade.
Paulo chama os coríntios de santos e
os exorta vigorosamente a viverem como tal. Devemos viver de acordo com o que
já somos. Dessa forma, fica evidente que existem formas de conduta que são
impróprias a santos e também existem formas de conduta que são apropriadas a
santos. O capítulo 5 de Efésios labora nessa forma de entendimento ao afirmar que
devemos andar em amor (5.2), como filhos da luz (5.8) e como sábios (5.15).
Na Bíblia, a palavra que define a
conduta imprópria dos santos é “pecado”. Pecado abrange uma variedade muito
grande de comportamentos inadequados à santidade de Deus. Embora possamos
discernir graus de seriedade quanto aos pecados cometidos, pecado sempre será
pecado; e como tal, uma conduta imprópria a santos que pertencem a Deus e devem
viver para a sua glória.
CONCLUSÕES:
Há dois problemas que precisamos
lidar logo de saída ao tratar de pecados intocáveis:
1.
Nós não nos vemos
como santos, portanto, por que e para que desejar sê-lo?
2.
Não achamos que
pecados como fofoca, impaciência, mentirinha etc., sejam pecados condenáveis.
Refugiamo-nos na ideia equivocada de que pecado é o
que os não salvos fazem, mas não os “pequenos deslizes aceitáveis” que
cometemos uns com os outros eventualmente.
João nos adverte do perigo de
acharmos que por que somos cristãos, não cometemos mais pecados. Ter essa
atitude é chamar Deus de mentiroso e não ter a sua Palavra em nós (1 Jo 1.10).
Ao aprofundarmos nossa compreensão
do pecado, também aprofundaremos nossa compreensão da graça salvadora e
santificadora de Deus em nós, a nosso favor.