Pular para o conteúdo principal

Abnegação Feminina e Libertação Feminista



Abnegação Feminina e Libertação Feminista.
2 Reis 4.8-17.
Rev. Helio O. Silva = Goiânia-GO, 06/03/2020.
---------------------------------------------------------------------------------------

Introdução
Estamos aqui hoje para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Chamo a atenção de todos os presentes para a forma positiva como as escrituras tratam as mulheres, num contraponto gritante à pregação radical dos movimentos feministas modernos.
Os ensinos bíblicos sobre o papel da mulher e seu lugar na sociedade são muito mais libertadores e realistas, se comparados com as vozes ditas “libertadoras” de nosso tempo!

Proposição:
      A Bíblia fala do caminho da abnegação feminina como um caminho muito melhor que o caminho posmodernista da libertação feminista.

I.               Uma mulher rica (v. 8).
Suném era uma cidade situada na próspera região norte de Israel, 11 Km ao sul do Monte Tabor, 32 Km do Monte Carmelo (2 Rs 4.25) e 8 Km de Jesreel, uma das regiões mais férteis da Palestina.
Embora fosse uma família abastada, o foco do texto é que eles tinham uma vida tranquila naquele lugar. A intenção do autor bíblico é mostrar que tudo estava indo bem com eles quando Eliseu apareceu por ali. Eles não precisavam de nada e estavam contentes com o que tinham e como viviam.

II.           Tratou aos homens de Deus com abnegação (v.9-13).
a)   Ele é homem santo de Deus.
Sua abnegação foi motivada pelo reconhecimento da relação de Eliseu com Deus. A conclusão da mulher sunamita reflete uma afirmação que não era comum. Ao observar o caráter e comportamento reto de Eliseu ela viu que Deus estava com ele e ele com Deus.
b)   Façamos-lhe um quarto equipado.
Sua abnegação se manifesta na tomada de uma atitude prática em favor de quem vivia para servir a Deus integralmente. Um quarto seria um lugar para repouso antes de retomar o caminho e as tarefas de Deus.
c)   Tu nos tem tratado com abnegação.
Sua abnegação não passou despercebida aos olhos de quem ela serviu com dedicação. Abnegação é dedicação despreocupada e sem interesses outros que não sejam o bem do próximo. Quem serve assim a quem serve a Deus, serve a Deus.

III.        Uma mulher “resolvida consigo mesma” que recebeu uma benção especial (v.13-17).
      a)   Habito no meio de meu povo.
A afirmação é despretensiosa e revela a sua verdadeira riqueza. Tudo corria bem; ela não deseja mais nada.
      b)   Daqui há um ano terá um filho.
A promessa feita por Eliseu despertou antigos sonhos e desejos. Um filho era uma benção que ela não desejava mais, pelo menos não mais publicamente. A observação perspicaz de Geazi aflorou sonhos e pensamentos adormecidos, mas que Deus não esqueceu.

Aplicações:
O que a história dessa mulher tem a ver com as comemorações do Dia Internacional da Mulher?
Muito, sob vários aspectos.
   1.    Embora a Bíblia ensine a submissão feminina ao homem, textos bíblicos como esse, mostram claramente que a Bíblia nunca ensinou que submissão é subjugação.

   2.    As narrativas bíblicas sobre as mulheres mostram muito mais dignidade do que o movimento feminista moderno reconhece ou proclama.

O movimento feminista se tornou uma arma revolucionária para desconstrução de padrões “conservadores e retrógrados”. Principalmente devido a sua matriz antirreligiosa assumida no último século, as feministas se levantam em uníssono na afirmação de que o cristianismo é uma religião patriarcal e opressora, que nunca fez nada pela condição da mulher na sociedade, e que somente graças ao feminismo, a mulher vem ganhando espaço.[1]
A maciça propaganda em desfavor do casamento e as lutas em favor do aborto são capitaneadas pelo feminismo. Só no ano passado estatísticas mostram que 42 milhões de fetos e bebês foram abortados no mundo![2]
A implantação à força da ideologia de gênero é uma bandeira do feminismo, negligenciando todos os fatores médicos/biológicos contrários a essa prática!
A idiotização do masculino nas mídias televisivas é uma estratégia de marketing para agradar o movimento feminista.
Na verdade, foi a ascensão do cristianismo, pautado nos ensinos de Cristo, que impulsionou a elevação moral e espiritual de toda a sociedade ocidental, criando um ambiente muito melhor para homens e mulheres, mas principalmente para as mulheres.[3]

       Entender como Jesus tratava as mulheres nos ajuda a entender o porquê delas terem sido tão numerosas no cristianismo primitivo. O evangelho trazia a salvação tão aguardada, não somente aos homens, ricos ou nobres, mas também às mulheres, pobres e miseráveis, pois como a Escritura ensina, “Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gl 3.28).[4]

Buscando explicar essa atração das mulheres a nova religião cristã, o sociólogo americano Rodney Stark afirma: “As mulheres eram especialmente atraídas pelo cristianismo porque este ofereceu-lhes uma vida muito superior à vida que de outra forma teriam levado. […] Em nenhum grupo da antiguidade havia mulheres iguais a homens, mas havia diferenças substanciais no grau de desigualdade experimentado por mulheres no mundo greco-romano. As mulheres nas comunidades cristãs primitivas eram consideravelmente melhores do que as pagãs.”[5]
Basta comparar o papel e lugar da mulher no cristianismo com o muçulmanismo. Tire as suas próprias conclusões.

   3.    A condição feminina na sociedade melhorou muito com o cristianismo.
O cristianismo desempenhou um papel crucial na extinção de práticas como o sacrifício humano, a escravidão, o infanticídio e a poligamia. Ele, em geral, afetou o estatuto das mulheres, condenando o infanticídio, o divórcio, incesto, infidelidade, poligamia e aborto. Todos esses pontos foram cruciais para a elevação da condição da mulher na sociedade, trazendo mais segurança e dignidade a elas.[6]
A vantagem da mulher cristã também ocorre em relação ao matrimônio. Essa instituição considerada “falida” pela modernidade, foi a responsável por garantir a segurança da mulher e de seus filhos. Santificar o matrimônio e proibir o divórcio deu muito mais segurança a mulher e foi fundamental para manutenção da família. Pois isso impedia, como em muitas culturas, que o marido a abandonasse por qualquer motivo.[7]
Os retrocessos em relação a todas as conquistas femininas começaram a ocorrer no período do renascimento. Um movimento intelectual do século XV-XVI, que buscava o retorno aos ideais pagãos como uma forma de se desligar da religião cristã e secularizar a sociedade. Nessa busca por suprimir a mentalidade cristã e retirar Deus da esfera pública, foi a época em que as coisas começaram a piorar. O direito romano que restringia a liberdade da mulher retornou, a escravidão, que já havia sido abolida séculos antes na Europa também ressurge. O voto, que era garantido a mulheres nas comunas medievais, só será recuperado no século XX. E diversas outras particularidades, como a obrigatoriedade do uso do nome do marido pela mulher, também tem início nessa época.[8]
O pós-modernismo herdou essa cosmovisão. Nega e ridiculariza os milagres bíblicos, mas abre os braços para o misticismo pagão, adorando gnomos, bruxas e espíritos. Ser cheio do Espírito santo pela oração parece ser mais ridículo do que acordar de manhã e abraçar uma árvore na pça. Mais próxima. Tem gente aqui em Goiânia que faz isso!

Conclusão:
A sunamita disse, eu habito no meio de meu povo, não preciso de mais nada, eu sirvo à minha geração.
Nós queremos mulheres que sirvam à nossa geração, e queremos ajudá-las a fazer isso, pois também queremos uma sociedade melhor para nós e para as futuras gerações.





[1] Foi o Cristianismo e não o feminismo que melhorou a vida da mulher. https://ocaminhoapologetica.wordpress.com/2020/01/31/foi-o-cristianismo-e-nao-o-feminismo-que-melhorou-a-vida-da-mulher/?fbclid=IwAR3lekuO-UQacRq5sZ52OhARQCzrGEdTRoD_xVFKfRpZY1PtSVMHXY6c6tY. Acesso em 06/03/2020.
[2] Ibid.
[3] ibid
[4] ibid
[5] Ibid. apud: STARK, Rodney. The Triumph of christianity p.4
[6] Foi o Crisitanismo.
[7] ibid
[8] Ibid. apud: PERNOUD, Régine. O Mito da Idade Média p. 101

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.