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Tessalônica, Grécia |
® Atos 17: Três Cidades Diferentes.
Tessalônica. A fundação da
igreja em Tessalônica é impressionante! Em apenas três semanas uma igreja foi
plantada ali, e se tornou modelo para todas as igrejas da Macedônia e Acaia em
apenas seis meses! Paulo simplesmente lhes expunha as Escrituras e arrazoava
(respondia e fazia perguntas) com eles centralizando tudo em Cristo; na sua morte
e na sua ressurreição dentre os mortos. A exposição da Palavra de Deus
transformou suas vidas e repercutiu porque foi pregada no poder do Espírito e
com convicção (1 Ts 1.5). Em Tessalônica, a fé se tornou operosa, o amor
mostrou-se abnegado e a esperança construiu alicerce firme (1 Ts 1.2); fatos
que tornam possível o reconhecimento público e notório de nossa eleição (1 Ts
1.4). Nessa cidade fomos chamados de “aqueles que têm transtornado o mundo!”
(v.6).
Beréia ficou conhecida
por sua nobre disposição de estudar as Escrituras. Eles ouviam à Palavra com
avidez e examinavam as Escrituras todos os dias a fim de conferirem o conteúdo
da pregação. Isso levou muitos à fé. Chamou a atenção de Lucas o grande número
de conversões entre os homens e a conversão de mulheres de alta posição (v.12).
Aqui aprendemos que o estudo diário das Escrituras enobrece a nossa fé e nos
torna mais atentos à verdade! Aprendemos também que o tempo investido no
conhecimento das Escrituras trás de volta dividendos espirituais incalculáveis
por causa da profundidade em que estabelecemos os nossos alicerces.
Em Atenas temos o discurso mais acadêmico
de Paulo em todo o livro de Atos. O Evangelho é apresentado, confronta e é
confrontado no centro intelectual do Império. É importante observar que nas
cidades mais intelectualizadas é que a idolatria se torna mais aparente e tanto mais
dominante e revoltante (v.16). Mais uma vez, a doutrina da ressurreição é o
divisor de águas entre a fé e o racionalismo incrédulo. Houve poucas
conversões, mas elas ocorreram, pois a salvação é pela graça e não pelo
conhecimento. Um funcionário público importante, Dâmaris e outros mais. Fica
evidente que a apologética cristã não pode ser ingênua ao ponto de crer que
basta a robustez intelectual da verdade para conduzir os estudiosos à fé, pois
a fé é tanto histórica quanto sobrenatural e somente aqueles nos quais a graça
trabalhar sobrenaturalmente é que se renderão a Cristo e abraçarão o evangelho.
Nossos argumentos intelectuais mais robustos em favor do evangelho sempre
dependerão da ação irresistível da graça de Deus operada pelo poder sobrenatural
do Espírito Santo!
Cidades
diferentes com reações diferenciadas ao Evangelho. Nas duas primeiras a perseguição
veio dos judeus, o que não ocorreu em Atenas. Ali houve desdém, indiferença e menosprezo
por parte da intelectualidade. Nada de novo para nós do século XXI. O que
importa é continuar lançando as redes e pescando peixes de todas as espécies!
Com amor, Pr.
Helio.