Pular para o conteúdo principal

Estudo 18 = Guardados e Guiados Pelo Espírito Santo - parte 2

Igreja Presbiteriana Jardim Goiás
Estudos de Quarta-Feira – 1º Semestre/2019
O DEUS QUE NOS GUIA E GUARDA - James I. Packer - Ed. Vida Nova

Rev. Hélio O. Silva - 13/06/2019



ESTUDO 18 = Guardados e Guiados Pelo Espírito Santo - parte 1 (p. 319 a 331)

Introdução
          Recapitulando os quatro ensinos fundamentais dessa série de estudos:

1ª) A direção de Deus é parte da promessa de cuidar de seus filhos adotivos que Ele fez na aliança.

2ª) Se nos desviarmos do caminho, tomando decisões equivocadas, O Senhor, nosso pastor, tomará as medidas necessárias para nos restaurar.

3ª) Deus nos guia por meio das Escrituras, do exercício da sabedoria, do conselho dos outros, pelos ideais inspirados nos exemplos de outros e pelo modelo que Cristo é para nós em todas as suas ações.

4ª) Quando temos de tomar decisões de longo prazo, devemos buscar em oração e esperar em Deus até que Ele estabeleça em nosso coração e mente um determinado compromisso com o caminho que deveremos seguir encontrando paz interior.

1.    Guiados pelo Espírito Santo
A expressão “guiados pelo Espírito” aparece duas vezes nos escritos de Paulo (Gl 5.18 e Rm 8.14). Nas duas ocasiões o seu foco não é a tomada de decisões, mas a qualidade da nova vida em Cristo, apontando para o viver no Espírito como uma realidade pessoal (p.320).

Ser guiados pelo Espírito envolve quatro dimensões fundamentais na nova relação com Deus que desfrutamos:

a)    Novo nascimento:  É uma ação do Espírito em nós concedendo um novo coração que espontaneamente se expressa em fé, esperança e amor a Deus.

b)    Nova vida: De um coração renovado brotam “desejos do Espírito” (Gl 5.17) para servir, agradar e exaltar ao Pai e ao Filho.

c)    Novo conflito: A batalha contra o mal fora de nós (mundo, diabo) e a batalha contra o mal dentro de nós (carne). Disciplina, excelência moral e santidade.

d)    Novas tarefas: Como parte do corpo de Cristo, cada um tem função e trabalho a realizar. O Espírito nos capacita com dons para servir uns aos outros (1 Co 12.4-7; 1 Pe 4.10,11).

2.    Sinais do Espírito?
A direção por meio de sinais diretos não é a maneira usual para Deus nos indicar o que devemos fazer. Há cinco razões para crermos assim:

1º) Não cabe a nós criar regras para Deus ou negar que ele já tornou sua vontade conhecida na revelação especial (Cristo e as Escrituras). Ainda que reconheçamos a soberania de Deus em decidir restaurar e usar métodos já utilizados por eles nos tempos bíblicos.

2º) Esse tipo de direção divina tem maior probabilidade de ocorrer associado aos meios comuns já determinados por ele na revelação.

3º) Se buscamos apenas experiências com Deus, tornano-mos presas fáceis aos meios enganosos de satanás agir e nos enganar.

4º) É sempre importante checar nossas conclusões consultando pessoas sábias na Igreja.

5º) A direção divina direta nunca rompe os limites bíblicos nem passa por cima de diretrizes bíblicas claras.

3.    O Espírito Santo: Hóspede gracioso ou Senhor da casa?
O Espírito Santo é muito mais que um hóspede gracioso em nosso coração, ele o habita definitivamente após a sua obra de regeneração ou novo nascimento. “Guiar pelas veredas da justiça” é uma frase que tem o sentido de uma jornada onde cada passo foi correto e apontam para a certeza de que Deus sempre revelará sua vontade de modo a que saibamos como ser fiéis a Ele, mesmo quando confusos e desanimados de tudo o mais. O Espírito habita o nosso coração para o santificar e nos conduzir até o nosso destino final.

4.    O Papel do Espírito Santo no pastoreio
a)    Embora seu ministério seja peculiar, sempre age em comunhão perfeita com o Pai e com o Filho (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7; At 2.23; Gl 4.6).

b)    Ele age por meios comuns e por meios que jamais entenderemos plenamente. Ele sustenta nosso compromisso com Deus mesmo quando nosso compromisso com Ele vacila e se torna instável.

c)    Todos os processos de tomada de decisão bíblicos são conduzidos pelo Espírito Santo, sem exceção.

d)    O Espírito motiva e promove todas as boas obras, obediência e frutos que realizamos.

Conclusão
          Deus sempre nos guia; Ele é o pastor do Salmo 23 e o bom pastor de João 10.

Motivos de oração
1.    Oremos pela qualidade de nossa vida espiritual em Cristo, mediada pelo Espírito Santo.

2.    Oremos para que a Palavra de Deus nos desafie e encoraje a andar no Espírito.

3.    Oremos para que a sua habitação em nós seja grandemente frutífera e abençoadora.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.