Pular para o conteúdo principal

A Necessidade Mais Imediata da Igreja


A Necessidade Mais Imediata da Igreja

Qual a necessidade mais urgente na igreja do mundo ocidental hoje? Essa pergunta poderia receber inúmeros enfoques e ser tratada de várias perspectivas:

1.      Precisamos de maior pureza quanto às questões sexuais.
A celebração tecnológica da lascívia invade nossas casas via meios de comunicação e da Internet. O advento da TV a cabo, do DVD e do computador pessoal expõe milhões de pessoas anualmente a todo tipo de pornografia e o adultério virtual tem estremecido e posto fim a inúmeros casamentos cristãos.

2.      Precisamos de mais integridade e generosidade na área financeira.
A trapaça e corrupção se tornaram a marca D’água de muitas pessoas inclusive instituições. Muitos sonegam impostos enquanto outros manipulam e maquiam resultados financeiros de suas empresas. As técnicas de marketing focalizam o presente e o imediatismo materialista. Isso acontece por causa da ganância. Cada um corre atrás do que é seu ou do que deseja desesperadamente, esquecendo-se de quem é a fonte de todas as bênçãos, inclusive as materiais.

3.      Precisamos de mais evangelismo e plantação de igrejas.
Para muitos Cristo é apenas mais um quesito acrescentado à nossa vida tão atarefada, e não Aquele que deve controlar,  refrear e modelar a nossa visão da vida e objetivos pessoais. Muitos frequentadores das igrejas acreditam não haver qualquer relação entre Cristianismo e moralidade. O mundo vai retornando a passos largos ao paganismo e os cristãos se tornam cada vez mais pluralistas acompanhando tendências, perdendo o foco e não assumindo compromissos a médio e longo prazo com o crescimento de sua própria igreja local!

4.      Precisamos de mais conhecimento bíblico.
Necessitamos de disciplina e estudo bíblico relevante e com profundidade. Todavia, podemos dedicar horas ao estudo da Bíblia e não demonstrar um conhecimento de Deus relevante ou genuíno. Nosso conhecimento bíblico pode ser rigoroso e acadêmico, mas não edificante, não doador de vida, não devoto e até mesmo insincero!

5.      Precisamos de conhecimento mais profundo de Deus.
Há um sentido em que essas necessidades urgentes são apenas sintomas de uma carência muito mais séria: Um conhecimento mais profundo de Deus. Um fato grosseiro diante de nossos olhos é que grande parte da nossa religião visa atender às nossas necessidades imediatas e facilitar ou agilizar a nossa busca por felicidade e realização. Na visão bíblica, um conhecimento mais profundo de Deus traz consigo um progresso enorme nas áreas mencionadas acima. Não podemos nos quedar tranquilos diante do fato de que nossa geração egoísta corre mais atrás das bênçãos de Deus do que do próprio Deus!

   A oração é uma pequena, mas vital, parte do desafio de conhecer e continuar conhecendo a Deus. Nossa oração deve ser espiritual, persistente e biblicamente direcionada. Robert Murray MCheyne disse: “O homem é o que ele é quando está de joelhos, sozinho diante de Deus, nada mais”.

Leia mais em: Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p.11-18.



Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.