Pular para o conteúdo principal

Romanos 1.24-32 = Uma Resposta Bíblica à Homossexualidade


Introdução:
Quero assistir com os irmãos esse vídeo veiculado na Internet: “Homofobia nas Igrejas e Suicídio”. Ele tem duração de 9m44s. O tempo normal de uma introdução de sermão.
O vídeo conta a história de uma mulher cristã que tendo tido uma experiência triste frente à homossexualidade de uma das filhas, que suicidou e a culpou por isso, resolveu rever a interpretação dos textos bíblicos que tratam da homossexualidade. Convertendo-se a uma hermenêutica liberal das escrituras passou a defender as práticas homossexuais como aceitáveis.
Notem alguns detalhes do video.
1º) A família perdeu a sua estrutura num divórcio, mas isso nunca parece ser importante não é mesmo?
2º) Há uma nova pesquisa bíblica empreendida com uma nova perspectiva hermenêutica: cultural, existencialista, pessoal e intimista.
3º) A culpa nunca é minha, mas dos outros. A filha condenou a mãe e a mãe condenou a igreja e o Deus que ela prega. Precisamos de um novo Deus, mais aceitável ao que desejamos viver. O pecado segue sempre o mesmo caminho da queda de Adão e Eva no Éden: Adão condenou Eva, que condenou a serpente, e agora todos condenam Deus por condenar o pecado.



Contexto:
Parece-me que é disso mesmo que Paulo trata em Romanos 1.
Os versos 16 e 17 são maravilhosos porque nos falam do poder de Deus para salvar todo aquele que crê. Mas salvar do que?
Na visão de Paulo: Salvar da impiedade e perversão que os não religiosos vivem (Rm 1) e do moralismo legalista que os religiosos que buscam a salvação por suas obras vivem (Rm 2). Tanto o primeiro grupo quanto o segundo são indesculpáveis na presença de Deus (Rm 1.20; 2.1).
Desde o v. 18 até o v. 28, Paulo vem traçando uma linha divisória bem nítida entre a auto-revelação de Deus e a impiedade e perversão dos homens, que rejeitaram a luz pelo amor às trevas.

A exposição de Paulo seguiu dois pontos até aqui:
1. A auto-revelação de Deus e a revelação da Sua ira tornam o homem indesculpável perante Deus v. 18-20:
2. A impiedade e perversão dos homens agem em oposição a Deus v. 18-28. (O que foi enfatizado hoje de manhã na exposição do Rev. Milton Jr.).

Proposição:
Paulo conclui o capítulo 1 de Romanos mostrando que a aplicação da justiça retributiva de Deus define a sua punição contra a humanidade ímpia e perversa:

I. O QUE É JUSTIÇA RETRIBUTIVA?

A aplicação da justiça divina tem a ver com a preservação da santidade de Deus por meio de Sua retidão. Sendo reto, Deus se coloca contra toda tentativa dos homens de violar a sua santidade quando violam as suas leis reveladas nas escrituras.
Louis Berkhof nos apresenta 3 aspectos diferentes da justiça divina quanto à preservação de sua santidade e retidão morais:
1. Justiça Regencial: Deus manifesta a sua retidão como rei soberano e impõe uma Lei justa aos homens com promessas de benção para os obedientes e ameaças de castigo para os desobedientes (Sl 99.4; Is 33.22; Rm 1.32).

2. Justiça Remunerativa: Manifesta-se na distribuição de recompensas aos homens e aos anjos bons (Sl 58.11). Expressa o amor divino, tendo na promessa de Deus a sua realização mais do que nos méritos humanos a sua base (Lc 17.10; I Co 4.7).

3. Justiça Distributiva: Relaciona-se com a aplicação de penalidades como expressão da ira divina. Embora a Bíblia acentue a recompensa dos retos, não deixa passar em branco a veracidade da ira justa de Deus contra os iníquos (Rm 1.32; 2.9; 12.19; II Ts 1.8).

II. A MAIOR MANIFESTAÇÃO DO CASTIGO DE DEUS É O ABANDONO DO HOMEM A SI MESMO.

A retribuição dada pela justiça de Deus é-nos apresentada por Paulo em três frases chave regidas pelo verbo “entregar” (v.24,26,28). A maior manifestação do castigo de Deus é o abandono do homem; Deus o entrega a si mesmo. O homem recebe por castigo aquilo que sempre quis pelo desejo incontrolável de sua alma e de sua carne. O abandono de Deus é punitivo, não apenas permissivo, mas também não irreversível, pois a graça é-lhes oferecida na pregação do evangelho que chama continuamente a sociedade ao arrependimento. A punição divina é a conseqüência lógica de sua ignorância culposa e de sua pecaminosidade voluntária.

a) Deus os entregou à imundícia v.24:
O texto é iniciado com expressão “por isso”. Logo, Paulo está concluindo que a imundícia (palavra que tem conotação sexual), é fruto da idolatria. A história da humanidade nos mostra claramente que a idolatria sempre termina em imoralidade. Um falso conceito de Deus sempre tem conduzido aos homens a uma má definição de sexualidade. A grande maioria dos cultos pagãos antigos representavam seus deuses com figuras de fertilidade (Baal, Diana dos Efésios, Afrodite etc).

 Pelas concupiscências do seu próprio coração.
Os desejos desenfreados do nosso coração nos conduzirão à imundícia e à desonra do nosso próprio corpo. O instrumento são os desejos do coração. O alvo ou conseqüência final é a desonra do corpo.

 Para desonrarem o seu próprio corpo entre si.
“Desonra” está no infinitivo, o que denota um estado permanente, o completo afastamento da presença de Deus. As pessoas desonrarão o próprio corpo continuamente como costume e hábito ético.

b) Deus os entregou a paixões infames v.26,27:
 As mulheres mudaram o modo natural de suas relações intimas.
 Outro contrário à natureza.
Paulo se refere explicitamente ao casamento heterosexual monogâmico.

 Os homens deixando o contato natural com a mulher.
 Inflamaram-se mutuamente.
 Em sua sensualidade.
 Cometendo torpeza.
A concretização de um desejo sensual passa a ser um único alvo da vida. Tiago diz que nosso fracasso diante do cumprimento vontade de Deus provém dos desejos que militam fazendo guerra em nossa carne (Tg 4.1-4).

Os v. 26 e 27 são cruciais para o nosso entendimento do debate sobre a homossexualidade. Em nenhum momento Paulo defende a homossexualidade. A posição bíblica clara, à qual Paulo segue, é que Deus criou o homem e a mulher e que qualquer relacionamento sexual que lhe é aceitável está na monogamia heterossexual.

A Bíblia é hoje o maior obstáculo à normalização da homossexualidade como um comportamento não só aceitável como também desejável na sociedade.
Existem pelo menos três argumentos usados pelos homossexuais para apoiarem suas pretensões:
1. A passagem é irrelevante para a discussão. Para eles Paulo está simplesmente falando de como é a manifestação da ira de Deus; contudo é clara a intenção de Paulo em mostrar que essa ira tem alvo definido e que os pecados mencionados são esses alvos, dentre os quais estão a homossexualidade.

2. O alvo de Paulo era criticar a pederastia (relação sexual de um homem mais velho com um bem mais jovem), não o homossexualismo. Isso simplesmente não é afirmado no texto, o que quer dizer que Paulo é bem mais geral na sua definição de pecados sexuais que os homossexuais estão dispostos a admitir e aceitar.

3. Uma exegese diferente do que seja o uso da palavra “natureza” no texto. Dizem não poder aceitar que suas relações sejam “contrárias à natureza”, uma vez que para eles são bastante naturais. Para eles, Paulo não tinha qualquer entendimento de nossa idéia moderna de orientação sexual. Pecado contra a natureza, na visão homossexual, é violar a própria orientação sexual. Contudo, não podemos interpretar o texto incluindo fatores que neles não aparecem. “Natureza” não “minha natureza”, antes diz respeito à ordem criada por Deus. Agir contrários à natureza é rejeitar a forma como Deus criou e preordenou as coisas e os relacionamentos na sua criação.

Essa mesma atitude de reinterpretar as escrituras é aplicada a todos os textos que condenam a homossexualidade:
 Gênesis 19 não condena a sodomia, mas a inospitalidade.
 Levítico condena atos homossexuais que são praticados por pessoas heterossexuais.

As acusações de que Paulo desconhece o que seja orientação sexual é completamente equivocada, pois no texto ele lida tanto com a orientação e atividade sexual quanto com as paixões que levam a essa atividade.
Paulo usa duas expressões no texto que demonstram o caráter pecaminoso da homossexualidade tanto feminina quanto masculina. São elas: “contrário à natureza” e “torpeza”. Para Paulo tornar-se homossexual é deixar no sentido de esquecer, abandonar definitivamente) o “contato natural” criado por Deus para a humanidade. Torpeza é “obscenidade, sem vergonhice” perder o senso do que seja vergonhoso, não ter pudor.

c) Deus os entregou a uma disposição mental reprovável v.28:
Paulo afirma novamente que Deus os entregou. Dessa vez a uma atitude
mental que é a geradora de todos os pecados que afastam os homens de Deus.

 Para praticarem coisas inconvenientes (kaqhkonta).
A mente depravada conduz não somente à imoralidade como vimos acima, mas também a fazer aquilo que não se deve. “Coisas convenientes” era um termo estóico que dizia respeito ao dever.
A ira de Deus se revela verdadeiramente contra a homossexualidade, mas não é somente contra ela que se revela; é contra toda impiedade e perversão dos homens (v.18). A seguir Paulo alista 21 pecados que caracterizam aqueles que abandonaram a Deus por acharem que não valia a pena servi-lo. Paulo apresenta essa longa lista (as palavras entre colchetes são transliterações do texto grego original):

a) Cheios (peplhromenouj) de toda...
 Injustiça (adikia) = a violação dos direitos dos homens, quando cada um deixa de receber o que lhe é devido .
 Malícia (ponhria). Calvino afirma que a malícia “é a depravação e perversão da mente que se empenha por prejudicar o nosso próximo”.
 Avareza (pleonecia) = o desejo insaciável de ter sempre mais, mesmo às custas de prejudicar os outros.
 e maldade (kakia).

b) Possuídos (mestouj) de...
 Inveja (fqonou).
 Homicídio (fonou) = Assassinato.
 Contenda (eridoj) = Discussões. Calvino fala de rivalidade, de onde se deduz atitudes de competição.
 Dolo (dolou) = engano, traição, falsidade.
 e malignidade (kakohteiaj).

c) Sendo... (não tem essa expressão no texto original):
 Difamadores (yiquristaj) murmuradores, que reclama dos outros aos quatro ventos.
 Caluniadores (katalalouj) = Que falam mal dos outros, fofoqueiros.
A diferença entre os difamadores e os caluniadores, segundo Calvino,
é que os difamadores destroem as amizades semeando a discórdia entre os amigos, falando mal dos inocentes; enquanto que os caluniadores falam mal de todo mundo independente de serem culpados ou inocentes.
 Aborrecidos de Deus (qeostugeij) = aqueles que odeiam a Deus. São aqueles que percebem que a justiça de Deus não aprova as suas atitudes e obras .
 Insolentes (ubristaj) crueldade, os que têm prazer em ver e fazer os outros sofrerem..
 Soberbos (uperrhfavouj) orgulhosos. São os que se colocam em pedestais e não aceitam que outros ganham a atenção que acham dever pertencer somente a eles.
 Presunçosos (alazonaj) = Os que vivem de fazer promessas falsas para não cumprir ou que vivem de sua auto-confiança.
 Inventores de males (efeuretasj kakwn). Os que destroem os vínculos de sociedade com o seu mal procedimento .
 Desobedientes aos pais (goveusin apeiqeij).
 Insensatos (asunetouj).
 Pérfidos (asunqetouj) quebradores de pactos.
 Sem afeição natural (astorgouj) = Aqueles que agem contrariamente ao natural. Ex. A mãe que abandona o filho; o pai que abandona a família, o filho que abandona os pais na velhice; o governante que não cuida das necessidades do povo .
 E sem misericórdia (avelehmonaj) = Pessoas implacáveis, que não sabem e não gostam de perdoar, mas que sempre carregam mágoas e reclamações dos outros.

Conclusão v.32:
O desprezo pela sentença da justiça divina: Eles não só fazem como aprovam os que fazem, como, por exemplo, legalizando suas práticas pecaminosas.

V. 27: Eles receberão em si mesmos a merecida punição do seu erro.
V.25: O Deus criador é bendito eternamente, amém!

Aplicações:
Diante dessa agenda homossexual que se fortalece, o que o cristianismo deve fazer?

Primeiro: Agir em todas as frentes. Não podemos simplesmente aceitar que uma redefinição de termos resolva os profundos problemas da natureza humana. Isso é engano e o engano nunca nos levará àquilo que é bom. Uma coisa não deixa de ser o que é só porque mudamos o seu nome. O leão não ficará manso só porque foi rebatizado com o nome de “gatinho”.

Segundo: Dar testemunho da verdade dizendo as coisas certas e fazendo as coisas certas. Nossos casamentos e famílias devem existir para mostrar a suprema beleza do propósito eterno de Deus. Se a insanidade, a irracionalidade e a anarquia governam o mundo, elas não nos governarão (I Jo 2.15-17).

Terceiro: Ser igrejas com casamentos fiéis e famílias saudáveis, por meio da aceitação e vivência dos valores cristãos em sua inteireza e ensiná-los positivamente aos nossos filhos. Lembremo-nos, por exemplo, que o divórcio é algo que Deus “odeia” (Ml 2.14,16). A nossa incoerência é nossa maior inimiga, não a agenda homossexual.

Quarto: Resgatar os que perecem e amar os inimigos e orar por eles (Mt 5.43-48). Quando eles caírem doentes e entrarem em desespero deverão ser as nossas mãos estendidas que os levantarão para a esperança, para o perdão e para uma nova vida. Devemos resgatar os que perecem e amar aos ímpios porque nós mesmos éramos assim (Rm 5.5-10).

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.