Pular para o conteúdo principal

Exposição 07 = Gálatas 2.15-21 - Justificação Pela Fé Somente (30/03/2011).


Introdução:
Paulo finalmente nos apresenta a palavra chave da epístola e de todo o evangelho da graça: JUSTIFICAÇÃO (v. 16,17,21).
A doutrina da justificação pela fé somente é a boa nova (evangelho) de que homens e mulheres pecadores são aceitos por Deus, não com base nas suas obras de obediência, mas através de um simples ato de fé (confiança) em Jesus Cristo.
A tomada de consciência dessa provisão de Deus em Cristo a nosso favor é o principal, mais importante, mais especial artigo da nossa fé cristã. A justificação pela fé é a verdade divina que transforma as pessoas em cristãos.
É o artigo pelo qual uma igreja fica de pé ou cai na presença de Deus. Por isso é tão perigosos para a fé tentar modificar diminuindo ou acrescentando detalhes humanos ao que Deus fez em Cristo por nós.

Contexto:
Paulo ainda está falando a Pedro na presença de todos em Antioquia.
Paulo está finalizando seu argumento histórico contra a alegação judaizante de que a justificação do pecador só se dará com a sua cooperação com Deus mediante uma obediência pessoal à Lei divina; e que Paulo e sua pregação do evangelho da graça estão equivocados por serem uma alteração vil do verdadeiro evangelho.
Paulo argumentou que nem ele e nem seu evangelho são impostores:
Primeiro: porque ele não o recebeu de homens e nem por meio de homens, mas diretamente de Cristo. Segundo: Porque o evangelho que ele prega é o mesmo pregado pelos demais apóstolos de Cristo. Portanto, o evangelho da graça não é nem inferior e nem diferente, mas é o mesmo evangelho pregado pelos verdadeiros apóstolos de Cristo.
Tendo afirmado isso, Paulo chega ao centro do problema judaizante, eles confiavam em suas próprias obras para serem aceitos e perdoados por Deus e insultavam a Cristo julgando o sacrifício de Cristo insuficiente para salvar.

Proposição:
Paulo afirma a Pedro categoricamente: A Justificação é pela fé somente! Ele constrói o seu argumento com duas afirmações sobre a justificação:

I) A JUSTIFICAÇÃO É PELA FÉ SOMENTE (V. 15-18):

a)Três afirmações contundentes sobre a justificação (v.15,16):
1ª) O homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Cristo (declaração geral).
Paulo faz uma declaração geral: “o homem” ou a mulher não são justificados por obras da lei.

 O que é justificação?
Justificação é um termo legal tomado emprestado dos tribunais. É o exato oposto de “condenação” (Dt 25.1; Pv 17.15; Rm 8.33,34). “Condenar é declarar uma pessoa culpada. “justificar” é declará-la sem culpa, inocente ou justa. Na Bíblia refere-se ao ato imerecido do favor divino através do qual ele aceita o pecador na sua presença perdoando-o e isentando-o de culpa por tratá-lo como justo com base nos méritos de Cristo.
Essa doutrina deixa claro que Deus é justo e nós não, e que a única forma de podermos ter e manter comunhão com Deus é pela mediação de Cristo em trazer Deus a nós pela graça e levar-nos a Deus pelo perdão mediante o seu sacrifício por nós na cruz.
Como o pecador condenado pode ser justo na presença de Deus? A reposta de Paulo é: Sendo justificado pelo sacrifício de Cristo e sendo unido a ele eternamente.

 O que são as obras da Lei?
A Lei é a soma total dos mandamentos de Deus, logo, as “obras da lei” são os atos praticados em obediência a ela. Os judeus e os judaizantes achavam que poderiam ser justificados na presença de Deus desse modo. Eles criam que precisamos fazer tudo que a Lei ordena e evitar tudo que a Lei proíbe para sermos perdoados por Deus e aceitos por ele. Era preciso guardar toda a lei moral, mas também toda a lei cerimonial. O caso é que para um pecador isso era impossível!
Paulo diz que tentar ser salvo por esse caminho é o mesmo que tentar estabelecer a própria justiça (Rm 10.3). Esse é o princípio religioso do mundo todo, exceto no cristianismo. Esse princípio lisonjeia o homem porque afirma que se ele melhorar um pouco mais e se esforçar um pouco mais, conseguirá a sua própria salvação. Nessa religião Cristo é visto como o caminho da salvação, mas não como o salvador!
Mas o fato é que ninguém será salvo dessa maneira, porque ninguém consegue obedecer integralmente à Lei! (Rm 3.23 = onde carecer significa: “necessitar, precisar muito”; “não alcançar, ser incapaz” e “ser destituído de, cair de”). Nem homem nem mulher serão justificados por esse caminho.

2ª) Nós temos crido em Cristo para sermos justificados por ele (declaração pessoal).

 O que significa crer em Cristo?
Observe que Paulo muda do geral para o particular e pessoal (nós). Ele se refere a si mesmo e a Pedro. O que realmente precisamos para sermos justificados é reconhecer o nosso pecado, a nossa incapacidade, a nossa necessidade do favor de Deus e arrependermo-nos de nossa auto-afirmação de justiça própria e depositar toda a nossa confiança em Cristo para nos salvar.
Observe ainda que a fé em Cristo não é apenas uma crença intelectual, mas um compromisso pessoal, visto que cremos em (eis = “para dentro de”) Cristo, como um ato de entrega pessoal e não apenas de aceitação de uma fato ocorrido. Crer em Cristo é ir a ele em busca de refúgio e de misericórdia quanto aos nossos muitos pecados.
Nossa certeza acerca do evangelho não é meramente intelectual, mas uma experiência pessoal da qual podemos “saber” a respeito e testemunhar publicamente.

3ª) Ninguém será justificado por obras da Lei (declaração universal).
A última afirmação é uma declaração universal. Essa afirmação está feita no Salmo 143.2 e Paulo a repete em Romanos 3.20. Ela é excludente, ou seja, afirma que absolutamente “qualquer pessoa e toda pessoa” não poderá chegar até à presença de Deus tentando fazê-lo puxando o carrinho da justiça própria.

b) Uma resposta à acusação judaizante de antinomianismo: Cristo não é ministro do pecado (v.17,18).
Os versos 17 e 18 são muito difíceis de interpretar. Seguiremos um resumo do argumento do Dr. John Stott (A Mensagem de Gálatas, p.62):
Os judaizantes afirmavam que a doutrina da graça de Paulo era perigosa, porque, segundo eles enfraquecia o senso moral do homem, encorajando-o a permanecer no pecado e a transgredir a lei de Deus. Esse pensamento é comumente chamado de “antinomianismo” e se baseia na seguinte declaração: “_Se Deus justifica pessoas más, de que vale ser bom?” O problema com o antinomismo é que ele abre a porta para a libertinagem.

Paulo responde que o evangelho não é antinomianista de forma nenhuma, pois se depois da justificação continuamos pecando a falta é nossa e não de Cristo. Ninguém pode culpar a Cristo, pois quem pratica o pecado somos nós. A graça justifica o pecador, não o pecado.
Então, apresenta o seu segundo argumento a favor da justificação pela fé somente:

II) O CRISTÃO JUSTIFICADO FOI UNIDO VITALMENTE A CRISTO (V.19-21):

A justificação não é uma ficção legal, que muda o status do homem sem mudar o seu caráter. Paulo argumento que somos ligados vitalmente a Cristo na justificação: Somos justificados por Cristo, mas também somos justificados em Cristo. A pessoa que foi unida a Cristo na justificação jamais será a mesma pessoa! Voltar à velha vida é um contra-senso, pois ele foi introduzido em uma nova vida.
Qual foi então a espantosa mudança que aconteceu após a justificação? Paulo responde por meio de mais 4 afirmações cruzadas: Fomos mortos para a Lei e crucificados com Cristo; Agora vivemos para Deus e Cristo vive em nós!a)

a) Quatro afirmações sobre a nossa união com Cristo:
1. Fomos mortos para a Lei e estamos crucificados com Cristo.
Quando fomos unidos a Cristo em sua morte nossa vida antiga acaba, seno ridículo sugerir que possamos retornar a ela. Nossa velha natureza foi crucificada e embora possamos vir a pecar, esse não será mais o nosso desejo, porque uma nova semente foi plantada em nós: Cristo habita em nós por meio do Espírito Santo (5.24-26).
Morrer para a Lei significa não ter mais a lei como princípio orientador da vida, por isso precisa ser interpretada em parelho com a frase que Paulo diz em seguida.

2. A fim de vivermos para Deus e Cristo vive em nós.
 Vida pela fé em Cristo.
 Ele nos amou e se entregou por nós,
Viver para Deus é o resultado pretendido com a morte para a Lei e significa vida sob o controle de Deus, para a honra do seu nome. Fomos perdoados para vivermos uma nova vida e não para termos o direito de continuar a pecar (5.13). Tornamo-nos livres em Cristo e não libertinos em Cristo! O legalismo não pode produzir vida em nós, só a graça de Deus. Esse será o assunto de Paulo mais adiante no capítulo 3.
Isso acontece porque Deus pessoalmente habita em nós. Cristo habita em nós! Ele o faz por meio do Espírito Santo.
Cristo se entregou por nós e agora vive em nós, tornando completamente pessoal todo o nosso relacionamento com ele. Nenhum cristão que tenha assimilado essas verdades do evangelho poderia cogitar retornar à velha vida. Caso isso acontecesse, ficaria claro que essa pessoa ainda não teria conhecido a Cristo pessoalmente sendo justificado por ele.
A nossa união com Cristo não é apenas mais um passo na nossa redenção, mas é o centro e o círculo de toda a existência humana. Estar em Cristo é o ponto central da mediação de Cristo a nosso favor no Evangelho (Ef 1.3-14):
 Inicialmente fomos unidos a Cristo na regeneração (Ef 2.4,5);
 Fomos justificados e somos santificados nessa união com Cristo (I Co 1.30);
 Vivemos e crescemos nessa união pela fé (Gl 2.20);
 Perseveramos na vida de fé por causa dessa nossa união com Cristo (Jo 10.27,28);
 Morremos em Cristo e ressuscitamos em Cristo (Rm 14.8; Cl 3.1);
 Seremos eternamente glorificados em Cristo (I Ts 4.16).

Para Paulo, é essa união vital com Cristo que mantém o equilíbrio entre os aspectos legal e vital do evangelho. Estar em Cristo é ter Cristo para nós, que se ofereceu e se sacrificou por nós perdoando-nos de nossos pecados. Estar em Cristo é ter Cristo em nós, concedendo-nos a vida eterna com ele.

b) O Argumento de Paulo contra os judaizantes: Se a justiça é mediante a Lei, Cristo morreu em vão
 Não anulamos a graça de Deus.
Paulo reagiu na seção anterior à tentativa dos judaizantes de derrubar a doutrina da justificação pela fé somente. Agora ele sai da defensiva e parte para a ofensiva e acusa os judaizantes de anularem a graça de Deus querendo salvarem-se por meio das obras da Lei.
Os dois alicerces da fé cristã são a graça de Deus e a morte de Cristo. Fé cristã é fé depositada no Cristo crucificado e ressurreto a nosso favor (Rm 4.25). Buscar o caminho da salvação pelas obras é solapar a cruz e anular a graça, pois se a salvação vem pelas obras, então a salvação não é pela graça e morte de Cristo foi desnecessária, constituindo-se num terrível equívoco divino! Se nós somos no final das contas somos donos do nosso destino, segue-se que a graça e a morte de Cristo são supérfluas e redundantes.

Aplicações:
1. A maior necessidade do homem é a justificação ou aceitação de Deus.
2. A justificação não por obediência à Lei, mas pela fé em Cristo.
3. Não confiar em Cristo, mas em si mesmo é um insulto à graça de Deus à cruz de Cristo.
4. Ser unido a Cristo na justificação é começar uma vida totalmente nova.

Conclusão: Com base em qual desses caminhos você vai querer viver?

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.