Pular para o conteúdo principal

Aula 03 = O Propósito da Criação do Homem - Os Mandatos


Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO
Classe de Doutrina II – Quem É O Homem Para Que Dele Te Lembres?
Professores: Pr. Hélio O. Silva e Presb. Baltazar M. Morais Jr.

------------------------------------------------------------------------------------
Aula 03 = O Propósito da Criação: Os Mandatos 27/02/2011.
------------------------------------------------------------------------------------

Glorificar a Deus é o propósito da criação do homem.
Qual o propósito da criação do homem? É insatisfatório dizer que Deus nos criou porque se sentia sozinho, porque as escrituras dão testemunho da unidade e comunhão perfeitas existentes na trindade divina; além disso, antes da criação do homem já existiam os anjos que adoram a Deus ininterruptamente. Também é insatisfatório dizer que Deus nos criou porque queria ter alguém que o adorasse livremente, no entanto o fato de ter havido uma queda também no mundo angelical desmonta a teoria de que os anjos amam a Deus somente por compulsão e não livremente (II Pe 2.4; Jd 6; Ap 12.7).
Toda a criação existe, inclusive o homem, por causa de Deus e não por nossa causa (Sl 104.31). Deus criou o homem para a sua própria glória (Is 43.7; Ef 1.11,12). Por isso tudo o que fazemos deve ser feito para a glória de Deus (I Co 10.31). Assim sendo devemos glorificá-lo e nos alegrarmos nele para sempre (Breve Catecismo, pergunta nº 1). Nós fomos criados para glorificarmos a Deus e nos alegrarmos nele.
O nosso grande problema não é viver no mundo e experimentar neles prazeres, o grande problema é a queda no pecado que desequilibrou nossa relação com Deus, com a criação e conosco mesmos. Todos os pecados se levantam da corrupção da criação e não da criação em si mesma. Tanto o trabalho quanto o lazer devem ser vistos e utilizados para glorificar a Deus. Deve ficar claro em nossa mente que Deus fez toda a criação para um propósito específico: Glorificá-lo como o seu criador e sustentador.

Os Mandatos
Deus idealizou para o homem três tipos de relacionamento com a criação e com o criador que são conhecidos como “mandatos”:

1. O Mandato Espiritual:
Esse mandato tem três características fundamentais: (1) O homem foi criado à imagem de Deus, logo o homem foi dotado de uma semelhança com que lhe permite relacionar-se plenamente com ele como nenhuma das outras criaturas poderia. (2) A instituição do dia de descanso. O propósito do sábado é tanto o descanso para o homem quanto um dia de relacionamento íntimo com Deus. (3) A ordem divina de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O homem e a mulher deveriam andar em obediência a Deus a fim de manter comunhão permanente com ele. Deus sempre vinha no final da tarde (Gn 3.8 – viração do dia) para estar e andar com o casal (Adão e Eva). No Antigo Testamento Além de Adão e Eva somente de Enoque (Gn 5.24) e Noé (Gn 6.9) é dito que Deus andava com eles.
O mandato espiritual estabelece o relacionamento pessoal com Deus que deve estar em primeiro lugar na vida do homem. “O objetivo principal do mandato espiritual consiste em gradualmente conhecer, aceitar e crer na realidade da presença do nosso Deus triúno em todas as áreas da vida” (Lima, p.167).

2. O Mandato Social:
O mandato social diz respeito ao relacionamento familiar. Deus criou o primeiro casal e o abençoou com a fecundidade para povoar a terra (Gn 1.27,28). O homem deveria constituir família, ter filhos e educá-los no caminho do Senhor. Essa benção inclui o companheirismo conjugal (Gn 2.18,23); que inclui o prazer sexual, pois homem e mulher se realizam pertencendo um ao outro, e isso agrada a Deus, pois quando criou o primeiro casal disse que isso era “muito bom”.
O mandato inclui ainda a benção de gerar filhos, que implica em continuidade. Deus poderia ter deixado o primeiro casal perecer sem filhos após a queda, mas ele “mitigou” sua pena permitindo a comunhão familiar mesmo após o pecado.
Marido e esposa têm papéis definidos no cumprimento do mandato social. O homem é o cabeça que deve amar a sua esposa e a mulher é a auxiliadora idônea que deve respeitar seu marido. Essa relação dá a estabilidade necessária à família como base da vida social projetada por Deus para a humanidade. O equilíbrio familiar gera benção e crescimento; o desequilíbrio familiar sempre gera tristeza e tragédia. Veja os exemplos de Eli (I Sm 2.1-36), Samuel (I Sm 8.1-5) e Davi (II Sm 11.11; 13-16; 18).

3. O Mandato Cultural:
Esse mandato diz respeito da relação do homem com o trabalho e o resto da criação, pois determinou ao homem que enchesse a terra e a sujeitasse e dominasse (Gn 1.28). Dessa forma Deus fez do homem administrador dos bens que lhe confiou através do dom do trabalho. Isso tem implicações sociais, econômicas, culturais e ecológicas.
Deus criou o homem em relação estreita com a terra. Quando o homem pecou, a terra foi amaldiçoada “por sua causa” (Gn 3.17-19) tornando o trabalho árduo, com grande labor e não com energia criativa. Isso também pode ser visto na relação de Israel com a terra prometida. Quando Israel era livre de seus inimigos, a terra “descansava” (Jz 3.11,30; 5.31; 11.28), mas quando Israel insistia no seu pecado, “a terra se prostituia” (Os 1.2).
Deus proíbe a deificação da criação (Ex 20.4; II Rs 23.5). Nossa relação com o mundo criado é expressa em duas palavras: Domínio e mordomia. A humanidade é o ápice da criação, pois Deus ordenou-lhe dominá-la. Mas o seu domínio deve ser exercido com responsabilidade, pois o verdadeiro dono de tudo é Deus (I Cr 29.11; Sl 24.1). Deus reservou um para pedir contas ao homem de sua administração da criação (Mt 25.26ss; Lc 12.42).
Ao estabelecer esses mandatos para o homem Deus o fez em equilíbrio, de fora integral e integrada. Não podemos separar as dimensões sociais, espirituais e culturais umas das outras, porque tudo está debaixo do domínio soberano de Deus o criador.
O domínio sobre a criação implica para o homem em privilégio e responsabilidade. O homem pode fazer uso, explorar e dominar todas as coisas criadas. Todavia, quando Deus declara “eu vos tenho dado” responsabiliza ao homem como um administrador que deverá prestar contas de tudo o que fizer. Tudo pertence a Deus e ele no-las deu para que façamos bom uso, e não qualquer uso. Por isso devemos manter o nosso lar (meio ambiente) o mais limpo e saudável para a nossa própria habitação e daqueles que Deus confiou aos nossos cuidados. Embora a criação não seja deus (paganismo) Deus se agrada que cuidemos dela por amor e gratidão a ele. O objetivo dos três mandatos é tornar nossa vida completa na terra sob a graça de Deus (Ec 3.12,13; 2.24,25).

Implicações da doutrina da criação para o homem.
1. Respeito pelo semelhante. Todos devem ser tratados com respeito pelo simples fato de serem humanos. Não importa se é ou não cristão, mesmo em rebeldia contra Deus, a imagem de Deus está presente nele. Precisamos reconhecer que a vida civil tem sua origem na criação mais que na redenção. A doutrina da criação nos conscientiza de nossas responsabilidades sociais, especialmente as que implicam na defesa da vida.

2. Alegria no trabalho. O trabalho é positivo, louvável e de grande importância, independente da profissão praticada, pois o trabalho dignifica o homem e funciona como parte integrante de sua vocação para glorificar a Deus. Um bom cristo procurará ser um bom profissional em sua área e um membro produtivo em sua família.

3. Conhecer e viver o verdadeiro sentido da vida.A vida humana só pode ser compreendida quando associada à eternidade. Cada ação diária é interpretada à luz de uma longa trajetória que cumpre desígnios eternos de Deus. Cada cabelo é contado, cada palavra será pesada e cada ato será julgado por aquele que nos criou responsáveis na sua presença. O que vivemos e construímos na terra é parte de algo maior que Deus está realizando por meio de nós, para nós e que glorifique o nome de Deus eternamente.

-----------------
Bibliografia: Leandro Lima, Razão da Esperança – Teologia Para Hoje, ECC, p. 165-171. / Bruce Milne, Estudando as Doutrinas da Bíblia, ABU, p.103. / Charles Sherlock, A Doutrina da Humanidade – Série Teologia Cristã, ECC, p.115-127.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.