Pular para o conteúdo principal

Breve História do Presbiterianismo em Goiás


Breve História do Presbiterianismo em Goiás

A história do protestantismo em Goiás começa antes mesmo da chegada de Simonton ao Brasil e das viagens do Rev. John Boyle pelo interior do nosso país. Começou com as andanças dos colportores que vendiam a Bíblia de vila em vila, fazenda em fazenda e de porta em porta já nos idos de 1850. Também pelo comércio dos tropeiros que transportavam nos lombos dos animais exemplares da Bíblia sagrada levada por encomenda a quem pedisse. Foi assim que um negociante adquiriu na cidade mineira de Paracatu uma Bíblia e alguns hinários sem partitura e os levou para Santa Luzia de Goiás (atual Luziânia-GO) lá pelos fins da década de 1860. Ele leu a Bíblia e evangelizou a sua família.

O Rev. John Boyle foi o primeiro missionário presbiteriano a pregar o evangelho pelos sertões goianos. Quando ele veio de Bagagem (atual Estrela do Sul-MG) pregando o evangelho em várias vilas e “patrimônios” chegando a Santa Luzia em 1884, já encontrou esta família sem freqüentar as missas há quatorze anos, mas liam a Bíblia em casa e cantavam hinos com músicas adaptadas por eles mesmos, tentando servir a Cristo como na Bíblia estava escrito. Pregou o evangelho, batizou famílias e organizou a igreja. Depois disso visitou o campo em 1886, 1888 e 1889.
Em1888, Boyle fez uma longa viagem por Goiás, passando por além de Santa Luzia, Catalão, Caldas (hoje Caldas Novas), Morrinhos, Formosa, Jaraguá, Entre Rios, Curralinhos e Goiás, a capital da província. No ano seguinte abriu a terceira estação missionária da igreja Presbiteriana do Sul (PCUS), que abrangia os estados de Minas e Goiás, refazendo o mesmo percurso missionário acompanhado do Rev. Frank A. Cowan. Era seu desejo evangelizar também o vale do Rio Tocantins, aonde não chegou a ir. Com a sua morte em 1892, os Revs. Álvaro Reis e Caetano Nogueira reorganizam a igreja no ano seguinte (1893), visitando-a muito exporadicamente.
Com a cisão da IPB em 1903 a Igreja de Santa Luzia ficou com os independentes e a expansão da IPB em Goiás é interrompida. Em 1905, o Rev. Robert Gamble See ao assumir a liderança no campo de Minas Gerais queixa-se que “não há sequer um ministro no vasto território de Goiás”. Foi somente por volta de 1915 que o trabalho em Goiás foi retomado, com a fundação do trabalho presbiteriano em Pouso Alto (atual Piracanjuba-GO) por Teodomiro Emerique.

A partir de 1926, a Missão Oeste do Brasil assume o campo de Goiás, estabelecendo a Igreja de Araguari-MG como campo central. Partindo de Araguari, até 1957, o campo de Goiás se expandiria, seguindo os trilhos da estrada de ferro, para as cidades de Anápolis (1927), Goiandira, Pires do Rio, Cachoeira, Ipameri, Catalão e finalmente em Goiânia em 1935 com a fundação da Primeira Igreja (organizada em 1948). Em 1939, O Rev. James R. Woodson fixa residência em Goiânia para conduzir nas décadas de 40 e 50 a implantação do presbiterianismo pelos caminhos da BR 153 (Belém-Brasília) fundando as igrejas de Uruana, Ceres, Goianésia, Uruaçu, Porangatu e cidades vizinhas indo até o atual estado do Tocantins; e na direção do rio Araguaia, partindo de Uruana, Mata Azul (Morro Agudo de Goiás), Rubiataba, Betel e Xixá.

Além dos já mencionados, inesquecíveis são para o presbiterianismo goiano os nomes dos irmãos: Revs. Alva Hardie, David Lee Willianson, Richardt Taylor, Robert Cammenish, Joseph Woody, Etelbert Garthrell, Divino José de Oliveira, Wilson de Castro Ferreira e Aristeu O. Pires; Ev. Waldemar Rose, Miss. Martha Little dentre tantos outros.

O Sinodo Brasil Central (SBC) é oriundo dos desdobramentos do então Presbitério de Goiaz, organizado pelo Conselho Inter-Presbiteriano (CIP) no início da década de 1960 para compor o Sínodo Oeste do Brasil. O SBC é composto atualmente pelos Presbitérios: De Goiânia (1964); Anápolis (1977); Oeste de Goiânia (1980); Leste de Goiânia (1998); Sudoeste de Goiânia (1999) e o Metropolitano (2008). Nos limites de sua jurisdição funciona o SPBC, fundado em 1983.

Boyle disse certa vez: “Meu coração está no sertão e no sertão hei de ficar”. Agora o sertão se levanta para comemorar e agradecer a Deus 150 anos de história e de caminhada desbravadora da Igreja Presbiteriana do Brasil em nosso país! Deus te abençoe IPB!

Com amor, Rev. Hélio O. Silva. 23/03/2009.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.