Pular para o conteúdo principal

Dignos de Cuidado - III João 5-8



Dignos de Cuidado (III João 5-8)

A hospitalidade cristã aplicada às missões transculturais está sendo chamada de “Retenção Missionária”. Não diz respeito somente a como tratamos bem os missionários aqui na igreja, ou em trânsito por nosso pais ou região, mas em como os tratamos de tal forma a que não abandonem os campos e voltem para casa desistindo da missão. Diz respeito a como os tratamos em suas necessidades espirituais e materiais, porque fora do país eles dependem totalmente de nossos recursos.
Qual deve ser o nosso procedimento ao hospedar conosco missionários em viagem, ou em visitas para levantamento de sustento como preparação para partir para o campo mais distante? João nos dá algumas indicações nos versos 6-8 de sua carta a Gaio: Cooperamos com a verdade quando tratamos com dignidade os missionários da igreja.
Devemos encaminhá-los por modo digno. “Modo digno” quer dizer “de forma apropriada”. Não devemos apenas recebê-los em nossas igrejas ou casas, orar por eles e despedi-los com promessas de paz. Mas devemos também cooperar com a manutenção de seu sustento. Isso significa dar suprimentos de alimentos e financeiros. Por que devemos fazer isso? Porque é possível enviar e depois esquecer um missionário no campo. O Rev. Silas Tostes perguntou numa das palestras do V Congresso Brasileiro de Missões em 2008: “_ Quanto tempo demora para uma igreja esquecer seu missionário no campo?” A missionária que estava do meu lado respondeu baixinho: “_ Seis meses”. Ela era missionária no Japão e sua igreja a abandonara lá depois de seis meses que a tinha enviado.
Eles servem ao nome de Cristo. Porque são servos de Cristo e o representam. Devemos tratá-los como trataríamos o próprio Cristo. Porque quem recebe um enviado de Cristo, recebe a ele mesmo: “Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou (Mt 10.40).” O bom obreiro deve receber sustento digno da igreja, todavia, o mal obreiro nunca deve ser sustentado pela igreja, mas deve ser dispensado do serviço. A motivação para a obra missionária é o nome de Cristo e não as vantagens pessoais da “viagem missionária”. Missões não pode ser a busca por uma experiência! Isso é sério demais. Falamos de vidas; falamos de sua salvação do inferno para a glória da casa do Pai!
Devem ser sustentados pela igreja (“nada receberam dos gentios”). O verso 7 deixa claro que a obra da igreja deve ser sustentada pela igreja, não pelo governo federal, estadual ou municipal. Isso não quer dizer que não devemos aceitar ofertas voluntárias deles, mas que não devemos ter como política viver pedindo dinheiro para eles com o pires na mão ao sabor de negociatas politiqueiras que envergonham o nome de Cristo. Porque isso seria negar a nossa confiança na providência de Deus para a sua própria obra e correr o risco de agir por cobiça e não por fé. Faz parte do nosso chamado prover para que a obra de Cristo alcance a todas as nações. É direito dos obreiros cristãos serem sustentados por aqueles que se beneficiam de seu serviço (I Co 9.1-18; Gl 6.6; 1 Ts 5.17,18). Na PIPG depois de um tempo comprometidos com 20 missionários com sustento parcial, decidimos permanecer comprometidos com menos missionários, mas com uma participação maior no seu sustento. Hoje estamos comprometidos com 10 casais de missionários no Brasil e no exterior, quatro deles são filhos da igreja (Rev. Marcos Agripino e Mônica Mesquita; Mis. Eliezer e Sara Camargo; Rev. Luciano e Luciene Pires; André e Thaís Marques).
Devemos acolher esses irmãos. No texto grego aparece um “nós” enfático, que ficou oculto na tradução pelo verbo “devemos”. É nossa obrigação cuidar dos obreiros cristãos em trabalho missionário, porque ao fazê-lo nos tornaremos “cooperadores da verdade”. Quem hospeda um falso mestre é “cúmplice de suas obras más” (2 Jo 11), mas quem hospeda um mestre verdadeiro é um “cooperador da verdade”. Verdade na perspectiva de João é o próprio Cristo Jo 8.32,36; Jo 14.6) e a palavra de Deus(Jo 17.17).
A obra cristã não é apenas sair e pregar o evangelho, mas também cooperarmos com ela quando hospedamos, enviamos e sustentamos os missionários locais, nacionais e transculturais (At 1.8). Com amor, Pr. Hélio.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.