Pular para o conteúdo principal

Apocalipse 3.7-13 = Filadélfia: Pequena, Mas Fiel



Texto: Apocalipse 3.7-13
Tema: Filadélfia: Pequena, Mas Fiel.

------------------------------------------------------------------------------------

Introdução:
A principal característica de um casamento, muito mais que as alianças, é o seu compromisso de fidelidade. A capacidade de manterem-se fiéis ao compromisso é o que atesta a maturidade dos noivos para o casamento.
A Igreja de Filadélfia nesse sentido é um exemplo de fidelidade. Pelo que lemos no v.8, ela é uma Igreja:
 Pequena e inexperiente (é a mais jovem das sete igrejas).
 Fraca;
 Atribulada;
 Mas fiel – Obediente e perseverante, que não nega seu amor por Deus.

Contexto:
Filadélfia era a mais jovem das sete Igrejas da Ásia. A cidade foi fundada por colonos vindos de Pérgamo entre 160 e 140 aC. O nome da cidade significa “Amor fraternal” ou “amor de irmão”. Era uma cidade próspera e geograficamente bem localizada. Era a porta de entrada para o platô asiático, um centro de distribuição da cultura grega para toda a Ásia. Também era famosa pela quantidade e grandiosidade de seus templos pagãos (o principal culto era oferecido a Dionísio), contudo, seu maior problema não são os pagãos, mas novamente os judeus, que outra vez são chamados aqui de sinagoga de Satanás (2.9 à igreja de Éfeso).
Em 17 dC foi destruída junto com Sardes e outras nove cidades por um grande terremoto, fruto de erupções vulcânicas. A agricultura era promissora, embora a vida na cidade era incerta devido às erupções vulcânicas. A qualquer momento poderia ser necessário ter de deixar tudo para trás e fugir.
Tibério César a reconstruiu e ela passou a chamar-se de Nova Cesaréia; depois Vespasiano Flávio mudou seu nome para Flávia. Por fim passou a chamar-se Filadélfia. O Senhor Jesus diz que o vencedor dessa igreja será chamado de “Nova Jerusalém”, o nome da cidade de Deus.
Apesar disso tudo:
 Não recebe críticas de Jesus Cristo (Como Esmirna), mas os seus maiores elogios. Foi a última a ser destruída.
 A única onde há uma Igreja cristã hoje em dia segundo Guilherme Kerr. Kerr também observa que das sete igrejas as únicas que mantiveram firme o seu testemunho no decorrer dos séculos seguintes foram Filadélfia e Esmirna, comparativamente as duas mais fracas e mais pobres.

Proposição:
Qual o segredo dessa Igreja em sua pequena força? A resposta: A sua Fidelidade. Ela era pequena, mas fiel. Como ela expressava essa fidelidade?

I. RECONHECE A AUTORIDADE DE JESUS CRISTO SOBRE ELA V. 7,8a:

Todas as cartas começam com uma descrição demonstrativa do caráter de Cristo, sendo relacionada ao que a Igreja é ou precisa ser. Isso demonstra que a autoridade de Deus está baseada em seu caráter. Assim também, a autoridade de uma Igreja está baseada no caráter de Cristo manifestado nela e através dela, pois é corpo de Cristo.

a) Ele é Santo.
Deus é santo; Jesus Cristo é santo.
 Ele é totalmente puro.
 Ele é totalmente dedicado ao Senhor.
Santidade ao Senhor significa viver totalmente para Deus. Diariamente dedicar-se a Cristo como “um sacrifício vivo” (Rm 12.1) de separação daquilo que nos afasta de Deus, submetendo escolhas, sonhos e projetos a Deus.
Ilustração: Abraão Booth, o fundador do Exército da Salvação, resolveu aos 16 anos de idade: “Eu decidi que cada pedacinho de mim seria do Senhor”.

b) Verdadeiro: Confiável.
Salmo 146.6: Deus mantém para sempre a sua fidelidade. Nenhuma de suas promessas cairá por terra.

c) Chave de Davi – Poder Soberano.
 Significa a entrada no Reino de Deus.
Ela não pertence aos judeus que perseguiam a Igreja e que são sinagoga de Satanás. O Israel de Deus é a Igreja que vive pela fé e não o Israel segundo a carne (Gl 6.16).
 A chave pertence a Cristo e Ele a compartilha com a Igreja (Mt 16.16) através do anúncio do Evangelho.
Só Jesus tem poder para abrir e para fechar. O que Ele abre ninguém fecha. O que Ele fecha ninguém abre.
Ele abriu uma porta para a Igreja de Filadélfia. Ele lhe deu uma oportunidade nova de pregar o Evangelho. Isso deixa claro que Deus dá oportunidades às Igrejas locais como corpo de Cristo. E que essas oportunidades são dadas mesmo quando tribulações e sofrimentos a cercam como inimogos.
As oportunidades de nossa vida são-nos colocadas por Deus; temos de abraçá-las (ou perdê-las), mesmo que nos custem sacrifícios, senão não faremos a vontade de Deus nas nossas vidas.
Ilustração: John Elliot – Missionário americano martirizado entre os índios Aucas do Peru, na década de 50 dizia:
“Não é tolo aquele que larga o que não pode segurar, para pegar o que não pode perder”.

Portas abertas são tempos de manifestação de Deus. Reconhecer a autoridade de Deus significa entrar pelas portas que Ele abriu e não insistir naquelas portas que Ele já fechou; porque fazer isso é ficar dando murros contra a parede.
Filadélfia entendeu isso, e recebeu o elogio do seu Senhor.

II. MANTÊM-SE FIEL MESMO NAS TRIBULAÇÕES v. 8:

Seu compromisso não se dissolve, mesmo quando a dor é o preço a ser pago pela fé. Não são: As doenças; fracassos financeiros; calamidades particulares, etc. que farão a sua fé debandar para trás. É nas dificuldades que se é mais difícil ser fiel, mas é nas dificuldades que se conhece o poder de Deus e a luz do testemunho brilha mais linda e fulgurante. É nas dificuldades que se aprende verdadeiramente a ser fiel.
Ilustração: O autor do hino 260 (Amor que Vence). Ao ficar paralítico, sua esposa após algum tempo o abandonou. Compôs esse belo hino. O sofrimento tem a capacidade de arrancar de nós o nosso pior, mas se nos submetemos à autoridade de Deus e nos firmamos na fidelidade, então ele arrancará de nós o nosso melhor.

O v. 8 descreve a Igreja para nós:
a) Pouca Força (Mikran dunamin – pequeno poder, poder microscópio).
A Igreja era pequena e sem qualquer influência. O que ela podia fazer em meio à suntuosidade da idolatria de Filadélfia? Testemunhar o Evangelho e não se contaminar. Foi o que fez. Ela permaneceu fiel.
Ao contrário do que nós pensamos, Deus não se impressiona com:
 Número – Gideão venceu com apenas 300 homens porque Deus o mandou fazer assim.
 Poder político – O poder de Acabe murchou diante da oração de um só homem pedindo a seca conforme Deus mandara, e depois de três anos e meio, o mesmo homem orando em obediência ao mandamento de Deus trouxe chuva novamente. O mesmo pode ser dito a respeito de Hamã, o persa.
 Dinheiro – O dinheiro de Balaque nada pôde fazer contra Israel; e Balaão que queria amaldiçoar, teve de abençoar. Contra o povo de Deus não vale nenhum tipo de encantamento ou qualquer outra lorota mundana paga com dinheiro caro e pecaminoso!
 Status – Naamã era alto oficial da Síria, mas só curado ao se banhar no rio Jordão sob o mandamento de Deus.
 Carismatismo da liderança – Os falsos profetas de Jerusalém foram levados um a um para o cativeiro babilônico e lá morreram todos eles em cumprimento às profecias de um só que era Jeremias, o profeta estabelecido por Deus para aquela geração.
 Pompa – O sacrifício de Saul não foi aceito, porque Deus mandara que Ele destruísse tudo.
 Conveniência. Uzá morreu diante de Deus porque tentou convenientemente segurar a arca após o tropeço dos bois. No entanto não alertara Davi dos mandamentos prescritos por Deus na sua Lei sobre o transporte das coisas sagradas (II Sm 6).
 Inovações litúrgicas. Nadabe e Abiú acharam ingenuamente que podiam oferecer culto a Deus à sua maneira e ignoraram todo o aprendizado sacerdotal que lhes fora da do por seu tio Moisés, o legislador de Israel (Lv 10).
Quanto mais insistirmos nessas coisas, mais longe estaremos da vontade de Deus. Quanto mais vivermos uma fé simples, que testemunha e não nega a Cristo, mais Deus se manifestará no nosso meio e através de nós. Creia nisso igreja, pois é a verdade bíblica mais límpida do Evangelho da graça!
O prazer de Deus está em se fazer a sua vontade e não nas fórmulas mirabolantes que possamos inventar sob o pretexto de uma revelação para fazer a Igreja crescer. Tem horas que crescer é exatamente o contrário. É limpar o rol de membros para tirar os nomes daqueles que não crescem e ainda atiram pedras nos outros para eles não crescerem também!!! Deus quer é a nossa fidelidade e é isso que ele elogia!!!

b) Como essa fidelidade se manifesta?
De duas formas:
1) “Guardar a Palavra”.
Apesar de tantos ensinos competindo com a verdade, ela não abandonou a verdade do Evangelho. Ela permaneceu no ensino que aprendeu (II Tm 3.14,15).

2) “Não negou o Nome de Deus”.
O seu testemunho estava inteiro, porque o seu compromisso estava inteiro.
Era uma Igreja pequena, sem recursos, sem influência, perseguida e a mais inexperiente (nova) das sete; no entanto, não há reprimendas para ela, porque Deus a conhece e sabe de tudo, e a ama; e porque ela também o ama verdadeiramente e com simplicidade; não nega o seu nome.
A nossa Igreja é assim? Então Deus a abençoará! A nossa Igreja não é assim? Que razão tem para reclamar de suas tribulações?! A nossa Igreja pode ser assim? Pode sim!!! Desde que:
 Não negue a sua Palavra.
 Não negue o nome de Jesus através de suas obras.

III. EXPERIMENTA O CUIDADDO DE DEUS EM SUAS PROVAÇÕES v. 9,10:

a) Deus mesmo a exaltará v.9.
Uma das razões porque o Senhor Jesus Cristo condenava o legalismo dos judeus era porque eles fechavam a porta do reino dos céus aos homens. Não entravam e não deixavam os outros entrarem (Mt 23.13). “Dessa forma Pedro e os outros cristãos têm o privilégio de dar as boas vindas não somente aos judeus, mas aos samaritanos e aos gentios como membros permanentes do reino (At 2.8,10)”. É o próprio Cristo quem chama a todos pelo anúncio de seu Evangelho.

b) Deus mesmo a guardará v.10.
O problema não é o passar pela tribulação, mas sim, como passar pela tribulação. É a atitude que vale (Positiva ou negativa). Por quê?
1) A fidelidade da Igreja expõe a mentira dos falsos religiosos.
Esses:
 Virão se prostrar diante deles.
 Vão reconhecer o amor de Deus pela Igreja – Eu te amei. Não é o pastor quem diz isso, mas é o próprio Cristo!

2) Deus nos abençoa consoante (conforme) a nossa obediência.
“Porque guardaste a minha palavra... te guardarei na tribulação”.
Guardar nem sempre quer dizer livrar, mas proteger, ajudar a vencer. Deus nos ensina por meio das tribulações que atravessamos a sermos pessoas melhores.
 Rm 5.3-5: A tribulação produz perseverança. A perseverança produz experiência. A experiência produz esperança e a esperança não confunde. A esperança provada nos mostra o quanto Deus nos tem amado (Rm 5.8).
A Igreja estava acossada e perseguida, mas a sua fidelidade alimentava sua esperança e Deus promete abençoá-la. Ele estará sempre do seu lado se ela for fiel.

Conclusão:
Há recompensas para o vencedor.
1) Ser coluna no Santuário de Deus.
Ilustração: Nas ruínas de Filadélfia, o que restou foi uma única coluna sobre o alicerce. Deus lhe garante a segurança da salvação. Quem temia ter de mudar-se a qualquer momento gozará da eterna estabilidade da casa de Deus.

2) O selo de Deus estará sobre ela. Será gravado sobre eles:
a) O nome de Deus = Santidade de caráter.
b) O nome de Jerusalém = Uma nova cidadania.
Na nova Jerusalém não haverá perseguições ou qualquer tipo de competição com outras sociedades.
c) O novo nome de Cristo = Aprofundar-se no conhecimento do caráter de Cristo.
João 16.21 – “Outra vez vos verei... e a vossa alegria ninguém poderá tirar”. Ah! Que dia maravilhoso será o dia do nosso encontro com o Senhor! Com aquele que conhece todas as nossas falhas e pecados e mesmo assim nos ama com um amor eterno, incomparável e insuperável!

* Há duas advertências para a Igreja:
 Venho sem demora.
 Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.
Se o compromisso for abandonado, a promessa não tem obrigação de ser cumprida. Porque a razão da promessa é a fidelidade. Então não se deixe esmorecer, não se acomode com essa vida que leva, não deixe seu compromisso com Cristo esfriar e murchar. É hora de reafirmar a fé, pois o galardão está por vir!
Jesus está chegando por ai, como está a sua fidelidade, o seu compromisso?

Oração: Deus, faz-nos ser como a Igreja de Filadélfia! Amém.

Postagens mais visitadas deste blog

A Armadura de Deus (1ª parte) - Efésios 6.14-17

Pastoral: A Armadura de Deus (Efésios 6.14-17) Por que muitos crentes ignoram os ensinamentos bíblicos quanto à armadura de Deus? Porque muitos crentes conhecem pouco da Palavra de Deus, outros tantos duvidam da visível atuação de Deus, muitos a ignoram, outros porque julgam ser um exagero de Paulo na sua linguagem, outros acham que essa época já passou, alguns por pura negligência mesmo, e outros mais, por causa de já terem sofrido tantas derrotas que já estão praticamente inutilizados em sua espiritualidade pelo inimigo.   Por outro lado, há daqueles que estão lutando desesperadamente, mas com as armas que não são bíblicas.      A exortação de Paulo é para que deixemos de ser passivos e tomemos posse das armas espirituais que em Cristo Deus coloca à nossa disposição. É a armadura de Deus que nos permitirá resistir no dia mal, conduzir-nos à vitória e garantir a nossa permanência inabalável na fé.           Paulo não está falando de armas físicas que dev

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)

O Uso da Sarça Como Símbolo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) O artigo da Wikipedia sobre a sarça ardente ("Burning bush") informa que ela se tornou um símbolo popular entre as igrejas reformadas desde que foi pela primeira vez adotada pelo huguenotes em 1583, em seu 12º sínodo nacional, na França. O lema então adotado, "Flagor non consumor" ("Sou queimado, mas não consumido") sugere que o símbolo foi entendido como uma referência à igreja sofredora que ainda assim sobrevive. Todavia, visto que o fogo é um sinal da presença de Deus, aquele que é um fogo consumidor (Hb 12.29), esse milagre parece apontar para um milagre maior: o Deus gracioso está com o seu povo da aliança e assim ele não é consumido. O atual símbolo da Igreja Reformada da França é a sarça ardente com a cruz huguenote. A sarça ardente também é o símbolo da IP da Escócia (desde os anos 1690, com o lema "Nec tamen consumebatur" - E não se consumia), da IP da Irlanda

21 = Oração Pelo Ministério - Romanos 15.30-33 (2)

Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia-GO Grupo de Estudo do Centro – Fevereiro a Junho/2013 Liderança: Pr. Hélio O. Silva , Sem. Adair B. Machado e Presb. Abimael A. Lima. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21 = Oração Pelo Ministério – Romanos 15.14-33 (2) .          26/06/2013. Um Chamado à Reforma Espiritual – D. A. Carson, ECC, p. 216 a 229. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,   31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;   32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.   33 E o Deus da paz seja com todos vós.